Como saber se faço por gostar ou para alimentar o ego?
Atualizado dia 4/3/2017 9:02:49 AM em Autoconhecimentopor Alex Fagundes
Pois então… Eu fiz muito isso. Fazia as coisas pelos outros e depois não tinha retorno. Ou fazia esperando reconhecimento ou mesmo que fizessem por mim quando eu precisasse. Já ouvi pessoas dizerem até que querem ter filhos para serem cuidados na velhice. Socorro...
Quando colocamos esse peso nas atitudes, a frustração é certa. Ela vem, mais cedo ou mais tarde vem. Talvez você consiga adiar a frustração ou mesmo evitar usando de força. Mas é garantido que quando essa força que tens para forçar o retorno acabar, você vai sofrer.
Bom, isso é o que acontece. Como reconhecer se você faz as coisas por estar com vontade de fazer. Por amor, ou por um ego que está querendo retorno. Quase como se fizesse uma troca: Eu te dou atenção X se depois tu me der atenção de forma Y. E esse mecanismo existe no mundo em tudo. A questão que diferencia é o que está dentro de ti quando você se doa, qual o verdadeiro motivo de doar-se.
Quando você for fazer algo por alguém, basta se perguntar se está fazendo apenas por querer o bem da pessoa. Parece fácil não?
Mas pensa bem, olha o que envolve essa questão:
1- Você não está deixando de fazer algo importante para si mesmo. E se estiver, não pode se sentir culpado de deixar de fazer algo pra você em benefício de outra pessoa.
2- Você não está pensando intimamente: Garanto que quando precisar não vai ter retorno. Ou se perguntando se quando precisar a pessoa vai fazer por ti.
Resumindo: Para ser realmente algo que esteja sendo feito de coração e não por ego, você precisa se doar sem esperar nenhum reconhecimento. Isso é quase impossível. Como não somos perfeitos e estamos aqui para aprender como sermos mais felizes a cada dia, que tal começar devagarinho?
Como? Faça assim: Em um primeiro momento apenas se observe. Reconheça quando faz coisas e espera troca e como isso faz você se sentir. Depois de aprender isso, passe para o segundo passo. Reconhecer quando faz algo e sente esse desconforto. O terceiro passo vai vir naturalmente: Quando for fazer algo sem ser por coração, vai reconhecer o incômodo e dizer um belo e sonoro NÃO!
E o mais impressionante. Vai se perceber te amando e com as pessoas em volta te valorizando mais por isso. Eu costumo dizer que isso é o orai e vigiai de que se fala tanto!
Que tal experimentar?
Publicado originalmente no meu site:
https://www.alexfagundes.com.br/como-saber-se-faco-por-gostar-ou-por-ego/
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |