Menu
Somos Todos UM - Home

Como solucionar os problemas da sua vida

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Theresa Spyra

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/23/2008 11:15:59 AM


Quando cheguei ao Brasil, em 1995, andava sempre pelas ruas da Vila Mariana, em São Paulo, e recebia um papelzinho escrito: “tens problemas?” Achava curioso e depois de perguntar pro meu marido o que significava, descobri que eram videntes, que se diziam com poderes sobrenaturais para quebrar encantos, encostos e outras coisitas. Até aí, tudo bem, afinal, quem sou eu pra julgar se funciona ou não! Creio que na vida devemos fazer aquilo que nos adaptamos, nos sentimos bem e... definitivamente, eu nunca deixaria o meu destino nas mãos de alguém.
Bem, sou terapeuta e consultora, e aí você pode perguntar: mas você não está curando pessoas? Eu respondo, com toda a sinceridade: é claro que não estou! E explico. Os problemas se manifestam na vida de dentro pra fora, e não de fora pra dentro. A nossa sábia mãe-natureza faz com que nossos cabelos sejam pretos ou louros, olhos claros ou escuros, pele morena ou branca porque dentro de nós existem genes que predispõem a isso. Tudo que existe na natureza tem uma razão para ser, existir, acontecer. Se vemos problemas, pode ter certeza: eles tem uma razão!
E qual é a razão deles! Bem, para quem acredita em Deus e acha que tudo no universo é justo e equilibrado, posso dizer que os problemas demonstram algum desequilíbrio. Desequilíbrio não é erro, pecado, falta de merecimento. É simplesmente não estar andando de acordo com o que a natureza deseja.
Não existem problemas maiores nem problemas menores. Nem mais graves, nem mais leves. Tudo é um desequilíbrio, que pode e é resolvido com a conscientização de onde está este desequilíbrio.
Respondendo a pergunta acima, a única pessoa que pode equilibrar-se e acabar com seus problemas é a própria pessoa. Não importa se acredita em energias, influências externas, mal-olhado ou seja lá o que for, se existe o problema é porque a pessoa, de alguma forma desequilibrou-se e permitiu que ele ocorra. Equilibrando-se, o problema some num piscar de olhos!
É simples? Sim, é bem simples. A questão é o que está envolvido neste equilíbrio... Meu marido atendeu uma cliente que se dizia cheia de problemas: financeiros e de relacionamento principalmente. Ele disse pra pessoa escrever uma carta para o papai e uma carta para a mamãe contando detalhadamente como estava a vida dela. Nem precisa entregar, pois era um exercício terapêutico. Bem, sabe o que ela respondeu: você não teve a vida que eu tive! Só porque sua família é equilibrada, você não pode exigir que eu faça uma coisa dessas!
Dá pra perceber onde está o desequilíbrio? Ele não argumentou nada, porque é desnecessário, quando a pessoa não quer enfrentar o seu desequilíbrio, que passava, nesse caso, em aceitar mentalmente o pai e a mãe. Simples assim, sem nem precisar realmente falar com eles. Imagine como ficam essas cargas de emoções conflitivas, mágoas e dores trabalhando em conjunto com a pessoa, como sombras, seja na hora do trabalho, no relacionamento, na busca de um parceiro, no sexo, na educação dos filhos.
Você acha que, com estas emoções, a vida financeira dá certo? Que os relacionamentos frutificam? Que educamos os filhos com coerência?
Pois é... mal sabe esta cliente o passado familiar do meu marido... E graças a esta história, ele é hoje o que é...

Por isso, sempre afirmo: os problemas deixam de ser problemas quando percebemos a utilidade deles. Eles querem nos dizer algo! Não existem culpados pelas nossas dificuldades, nem auxiliadores nas nossas conquistas. Se conquistamos algo, é porque nos equilibramos dentro do que nossa própria natureza humana quer de nós. Nem que seja intuitivamente, todo mundo já sabe onde “a coisa ta pegando”. Toda ação, pensamento ou emoção que nos traz dor e mágoa, é sinal que aí está a questão.
Basta observar. O meu trabalho é auxilliar a pessoa a observar estas dores, mágoas e culpas sem julgamento, percebendo que elas são, na verdade, a chave da libertação! E então, paralelamente, buscamos em conjunto com o cliente, as alegrias, capacidades, conquistas, que servem de metas para o crescimento pessoal, financeiro e conquistas nos relacionamentos. A natureza diz que todo ser humano cresce e manifesta o máximo de potencial, desde que se permita.
Olhe um terreno abandonado: aparentemente é feio e degradante. Mas ao deixar que a natureza faça a sua parte, logo a vida toma conta deste terreno, a vegetação cresce, os pássaros voltam, animais surgem, flores nascem... Um homem com problemas é assim também. A solução não é curar nada, pois não existe ninguém para ser curado. A solução é deixar a natureza se manifestar, e automaticamente este ser humano se desenvolverá com toda a exuberância possível.

Theresa Spyra é consultora sistêmica e terapeuta de constelação familiar sistêmica

Quer conversar com ela? Tem dúvidas? Acesse o Fórum Nokomando, na seção “A terapeuta responde” e deixe a sua mensagem! Clique abaixo! Ela terá muito prazer em falar com você!

Fórum nokomando



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Theresa Spyra   
Theresa Spyra é alemã, trainer e terapeuta com especialização em constelação sistêmica familiar, organizacional e estrutural. Estudou com a também alemã Mimansa Erika Farny, pioneira na introdução do método sistêmico de Bert Hellinger no Brasil, e aprofundou-se nos sistemas estruturais e organizacionais, com estudos no Brasil, Alemanha e Suíça
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa