Como surgiu o rosário?
Atualizado dia 6/14/2019 4:41:14 PM em Autoconhecimentopor Rafael Souza
O rosário, por exemplo, é uma forma de oração muito conhecida dentro do catolicismo, mas quase ninguém sabe de sua origem, como surgiu e como se popularizou.
Isso porque desde sempre aprendemos a rezar, mas esse tipo de questionamento nem sempre vem à tona. Fato é que conhecimento nunca é demais, pode sim ser muito interessante saber mais sobre isso no final das contas.
O que é o rosário?
A maioria das pessoas já conhecem o tão famoso terço, que é composto de bolinhas maiores e menores e uma cruz. Pode ser feito de diversos materiais, e nos tempos antigos era feito de madeira e linha somente.O rosário serve para ajudar a guiar o fiel em suas orações, de modo que não se perca. Séries de orações são realizadas com o auxílio dessas bolinhas, para saber ao certo o que orar em cada vez.
Existem vários tipos de orações utilizando o rosário e não somente uma. Existem muitas formas de utilizar isso durante as orações, algumas mais famosas do que outras, cada uma com a sua importância.
Origem do rosário
A Igreja Católica é antiquíssima e isso já não é segredo para ninguém. Estima-se que o rosário surgiu em torno do ano 800, e desde então quase não sofreu alterações em seu formato.
Acontece que nessa época, pouquíssimas eram as pessoas que sabiam ler, ou tão pouco tinham acesso às orações de forma escrita. O jeito encontrado pelos fiéis foi decorar o pai nosso e rezá-lo sempre cento e cinquenta vezes.
O rosário é de extrema importância para a religião católica, de modo que funcione como uma “ferramenta da fé”, auxiliando os fiéis a realizar as suas sequências de orações sem perder o fio da meada.
As contas presentes no rosário servem para representar sobre como foram os momentos da vida de Cristo, divididos em gozosos, luminosos e dolorosos.
Enquanto realiza as orações, o fiel deve meditar sobre a vida de Cristo e Maria, de modo que jamais se esqueça de como fora a vida do Senhor e Redentor Jesus Cristo em seu tamanho sofrimento.
Acredita-se que Maria apareceu para alguns importantes e antigos membros da igreja, salientando sempre a importância do rosário, quase como se fosse um verdadeiro símbolo da igreja.
A oração em terço é uma das mais importantes marcas da igreja católica, acredita-se que não existem causas sem solução quando esse tipo de oração acontece com fé.
Então, devido a tudo isso, popularizou-se o rosário que conhecemos hoje em dia, de modo que nunca deixou de ser usado, com orações de conta em conta. É uma maneira muito boa de se rezar.
Existem ainda algumas histórias paralelas sobre o rosário, de maiores mensagens de Cristo e de Maria sobre o tão conhecido terço. Fato é que mal não faz rezar, e isso por si só já basta, não é mesmo?
Quando feitas com fé, as orações são muito poderosas e podem mover pedras de nosso caminho. Não existem obstáculos grandes o suficiente para parar o trabalho de nossa fé quando não temos dúvidas.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a história do rosário e da Igreja Católica, saber nunca é demais. Sempre que for orar faça com concentração e fé, não se esqueça do rosário!
Via: oracoesfortes.info
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conteúdo desenvolvido por: Rafael Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |