Compaixão



Autor Tanya Ramalho Ayakan
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/29/2008 1:12:51 PM
Quando decidi trilhar meu caminho baseado na energia da Compaixão sabia que não seria fácil. Principalmente porque não sabemos o que é isso, quando acessamos essa energia sentimos algo maravilhoso em nosso coração, mas não é possível explicar.
E, nessa última semana recebi alguns e-mail’s que definiam a ‘Compaixão’, cada um falando uma coisa diferente: um focava a superação do medo utilizando a força do coração, outro focava um crescimento baseado no entendimento do sofrimento do outro, porém, sem envolvimento próprio.
Tenho uma amiga que fala que é preciso fazer o bem, sem ver a quem, isto é, ajudar, sem ficar olhando a quem se ajuda, julgando se é merecedor ou não.
Para mim, a compaixão é o entendimento do todo, que somos todos um, quem fazemos parte da mesma coisa. O equilíbrio do Sistema Solar depende da existência de todos os planetas. É entender que a Humanidade é uma só, e que para manter o equilíbrio, todos os seres são importantes.
É entender que uma palavra que eu pronuncie surte efeito no outro, que o leva à uma ação, que reflete em outras pessoas, que também são impulsionadas à agirem e desencadear em novas ações, nada que a Lei da Ação e Reação já não tenha explicado.
Porém, ter essa consciência me faz pensar as coisas que faço, nos pensamentos formulados, nas pessoas que chegam e saem da minha vida e, nesse movimento espiral que movimenta o Universo, e tudo isso me faz compreender a Compaixão.
É poder segurar a mão de uma pessoa que precisa simplesmente porque ela precisa, porque o movimento da espiral está acontecendo, porque algum movimento meu desencadeou esse movimento (que muito provavelmente eu não saiba o que é ou minha relação com tudo isso) e, perceber que quando essa pessoa chegou à mim, alguma coisa em mim tinha de ser transformado, para continuar movimentando o Universo.
A Compaixão na minha vida é esse movimento de troca, de dar e receber.
É entender que ajudar aos outros significa ajudar a si próprio, é fazer a roda da vida se movimentar.
Meu nome é Taraka Ghrna
(Equipe I.T.A. OCA)









Cursos, vivências, encontros, atendimentos individuais e em grupo, jornadas, rituais sazonais, etc. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |