Compreendendo as duas Mentes: Superior e Inferior - Parte 1



Autor Patrícia Cândido
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/15/2008 11:50:50 PM
Em nosso corpo físico existem centros energéticos denominados chacras, que possuem a função de captar, receber e distribuir energia para que as glândulas produzam todos os componentes necessários para uma saúde perfeita.
Os sete chacras principais estão associados às sete glândulas, responsáveis pela produção de hormônios, vitaminas, enzimas e etc., que proporcionam equilíbrio ao nosso organismo. Os chacras são gerenciadores da quantidade de energia que cada glândula recebe e esse fluxo energético pode ser afetado pelo nosso descontrole emocional, fazendo com que as emoções inferiores e não processadas se transformem em doenças físicas. Por exemplo, uma crise de raiva ou fúria se instala no terceiro chacra, localizado próximo ao estômago.
Esse descontrole gera descargas enormes de adrenalina em nossa corrente sanguínea, e também a produção exagerada de ácido gástrico, que se acumula nas paredes do estômago, causando feridas (gastrites), tumores ou mesmo a famosa “úlcera nervosa”, que possui esse nome justamente em função do desequilíbrio emocional.
Nossos chacras são como gavetas energéticas que ao longo dos anos acumulam sentimentos inferiores e não processados por nossa mente. A tendência pessimista gerada pelo inconsciente coletivo e também por uma dimensão de polaridade negativa onde residem sentimentos como medo, raiva, ódio, insegurança, ambição, e etc., fazem com que uma pessoa já ao acordar pela manhã, sinta-se cansada e desanimada. Essa nuvem de carga negativa aliada a nossa falta de consciência da missão pessoal e dos motivos pelos quais estamos aqui nessa vida, levam ao sofrimento e a doença. Ao invés de lidarmos com nossos desafios diários vendo sob uma ótica de que nossa existência é cíclica; e aproveitando nossa vivência atual para o desenvolvimento espiritual, não fazemos isso, simplesmente fazendo “vista grossa” para esses sentimentos, que podem nos levar a doença e até a morte.
Vivendo dessa forma, a vida não tem sentido. Isso é viver por viver... É tanto faz... É empurrar com a barriga! Cada desafio ou problema que surge em nossa vida não se trata de uma coincidência, mas de um gatilho que precisa ser disparado para que haja aprendizado, crescimento e amadurecimento.
Identificando o problema já quando acontece, e enxergando-o como aprendizado, a vida se torna muito mais leve. Quando tudo começa a dar errado na vida de alguém, é porque Deus já cansou de avisar de formas mais sutis quais eram os caminhos. Deus é leveza, sutileza, amor e se manifesta em tudo, a todo momento. Se prestarmos atenção no sorriso de uma criança, no desabrochar de uma flor ou no vento que toca nosso rosto, Deus ali está. Deus é a energia que move este Planeta.
Estamos aqui e somos avisados constantemente através das coincidências, dos sonhos e muitas vezes através das pessoas. Na maioria das vezes não prestamos atenção nos sinais porque estamos imersos em nosso orgulho, ego, vaidade e questões materiais, terrenas. Esses sentimentos criam uma polaridade tão negativa, que nossa essência divina fica escondida, como se estivesse sufocada.
Quando buscamos nossa espiritualidade, acontece uma sutilização em nossa energia, como se fôssemos invadidos por uma onda de polaridade positiva; nossa sensibilidade aumenta e somos capazes de aumentar nossa freqüência vibratória, aproximando as boas coincidências, aproximando notícias boas, coisas boas.
É aí que entra em ação nossa Mente Superior, que é chamada assim porque possui nossa essência espiritual, nossa consciência divina. A Mente Superior é tão criativa quanto a Mente de Deus, pois é uma partícula dela. Tudo o que existe de matéria na natureza é apenas energia condensada, que anteriormente eram partículas soltas que foram agrupando-se na mente de alguém até se transformar em uma idéia e, posteriormente em realidade material.
E o resultado das nossas vidas hoje faz parte de um programa de evolução que foi criado pela nossa mente. Se utilizarmos nossa mente superior com mais freqüência, onde estão armazenados sentimentos como amor, compaixão, solidariedade, criatividade, intuição e inteligência, teremos uma vida próspera, harmoniosa e iluminada.
Se utilizarmos nossa mente inferior, onde moram sentimentos como raiva, ódio, medo, tristeza, insegurança, mágoa, apego, desejo, aversão e carência, o resultado em nossas vidas será catastrófico. Quando estamos desviados do cumprimento de nossa missão, nossa energia começa a anos avisar de forma bem sutil. Por exemplo, uma pessoa que não quer enxergar seu lado espiritual, pode vir a ter uma miopia em um dos olhos, que já é a energia da doença se condensando no corpo através da mente inferior. Algo bem leve. Depois de um tempo, ainda não enxergando o que precisa ver, o grau aumenta. E vai aumentando, até que a pessoa chegue a cegueira para poder se aproximar de Deus. As doenças terminais mais difíceis, são o caminho mais tortuoso e doloroso para chegar até Deus, pois em alguns casos as pessoas precisam passar por uma situação de câncer para entender o sentido de sua vida ou para se aproximar de sua essência divina e de seu aprendizado. Não precisamos passar por uma doença, o que precisamos é compreender nossa natureza divina. Podemos nos aproximar de Deus a qualquer momento, bastando acessá-lo através de nossa Mente Superior.









Escritora, Empresária, Palestrante e Pesquisadora da área Holística e Esotérica. Patrícia é co-fundadora da instituição Luz da Serra e possui 5 livros publicados: Grandes Mestres da Humanidade, Evol. Esp. na Prática, O Criador da Realidade, Ecologia da Alma e o Caminho do Buscador. Portal: www.luzdaserra.com.br E-mail: [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |