CONHECIMENTO E QUALIDADE EXISTENCIAL
Atualizado dia 4/1/2008 10:51:28 AM em Autoconhecimentopor Willes S. Geaquinto
Volto ao assunto para ampliar um pouco mais a reflexão sobre o conhecimento e por acreditar que a maioria das situações desconfortáveis por que passa o homem em sua vida poderia ser vivenciada de maneira diferente e melhor se este estivesse mais bem preparado para enfrentá-las. E esse preparo advém basicamente da obtenção do conhecimento, pois a ignorância é uma forma de prisão limitadora que não lhe permite enxergar com clareza tudo o que há em seu próprio interior e à sua volta.
Tenho comigo a idéia de que conhecimento sem aplicação é apenas informação, erudição ou instrução, ou seja, possui pouca valia quando apenas fica ocupando espaço no intelecto sem produzir nada que interfira na realidade.
O que ilustra essa afirmação é o fato de que sabemos de pessoas que se autoproclamam sábias por serem conhecedores desta ou daquela filosofia, por terem lido uma enormidade de livros desse ou daquele autor, por terem cursado e obtidos títulos acadêmicos, mas, na vida real, na prática, elas pouco aplicam as informações obtidas, agem sem coerência alguma com aquilo que pretensamente aprenderam ou que declaram professar.
Outro dado a ser considerado nesta reflexão é que a vida em si, com todos os seus desafios e possibilidades, é a maior fonte de conhecimento existente, desde que, é claro, o indivíduo a vivencie com atenção e perspicácia, ou seja, desde que procure extrair de cada acontecimento, independentemente da sua natureza, a sua respectiva lição. Cada episódio vivencial sempre traz em si algo de pedagógico, um aprendizado implícito ou explícito, basta ter “olhos para ver”, ou deixar a alma sentir...
O conhecimento, quando transformado em ação, mesmo que ela seja de pequena envergadura, sempre é objeto impulsor de motivação para realização de objetivos edificantes. Por outro lado, vale ainda lembrar que o bom senso recomenda sempre filtrar as informações, instruções ou pretensos conhecimentos, pois, eis que prolifera à nossa volta uma soma infindável de “conhecimentos” inúteis, obscurecendo, às vezes, aqueles saberes que podem fazer a diferença quando o que se almeja é uma vida com qualidade e equilíbrio.
Boa Reflexão para você.
Avaliação: 5 | Votos: 6
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |