Consciência e Conscientização



Autor Marcos Spagnuolo Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 21/12/2008 10:41:35
Ainda não possuímos uma definição adequada de energia, mas sabemos que a energia provoca movimento. A menor partícula que conhecemos está em movimento devido à energia que a faz movimentar, da mesma forma as galáxias estão em movimento devido à energia. A energia não apenas provoca movimento nas coisas, mas, toda matéria é constituída de energia, todo o universo visível e invisível é constituído de energia. Energia é pura potencialidade, o substrato da forma.
As coisas e o movimento das coisas são resultantes da energia, no entanto esta energia é direcionada para se materializar em coisas e movimentar as coisas. Não podemos pensar na energia sem uma causa fundamental que a direcione. O direcionamento da energia é devido à atuação da consciência em seu nível macro, meso e micro. Não temos uma definição para consciência, mas pensamos na consciência como sendo o “interior” da energia e a energia como sendo o “exterior” da consciência. A consciência é o aspecto interior e subjetivo da energia e que a energia, esteja ela na forma física ou não-física, é o aspecto ou expressão exterior e objetivo da consciência, assim sendo, a consciência existe independente da energia. A energia é manipulada pela consciência que organiza a energia em forma material e lhe dá significado.
Ao pontuarmos a consciência devemos fazer a diferenciação entre realidade e atualidade. Realidade é a consciência em si, é o sujeito. Atualidade é o predicado do sujeito, são todas as manifestações visíveis e invisíveis do trabalho da consciência que incide sobre a energia. Atualidade é todo o campo de manifestação do trabalho da consciência que usa a energia para elaborar uma forma e imprimir o movimento à referida forma. A realidade é eternal e a atualidade é mutável, passageira e relativa. A consciência é a realidade, o elemento criador e a atualidade é a criação do criador.
Além de distinguirmos a realidade da atualidade devemos fazer a diferenciação entre consciência e conscientização. A consciência é o núcleo fundamental de toda existência e conscientização é a percepção da consciência de todo predicado, ou seja, a percepção que o criador possui de sua criação.
Sem tentar complicar mais o assunto devemos distinguir também o significado em si da forma significante. O significado são os conceitos que a consciência elabora de suas conscientizações. Os significados existem apenas nas consciências sendo também um predicado das consciências e as formas significantes são as atualidades e as conscientizações da consciência.
Salientamos que a consciência é o sujeito e a conscientização é o predicado responsável pela percepção e pela doação de significado elaborado pela consciência. A consciência trabalha a energia dando-lhe uma forma e um movimento, depois toma conscientização do que elaborou e elabora um significado para sua elaboração. A consciência é a base de tudo que existe. Nós não vivemos em um universo de objetos, mas num universo de experiências da consciência.
A consciência elabora, percebe e dá significado a sua criação, mas, não possui conscientização de se mesma. O próprio sujeito se exclui, fica inconsciente de si mesmo. Quando o sujeito se exclui fica somente a construção e o significado que passam a ser uma realidade independente do construtor, um mundo de objeto e significado. A consciência perde a consciência de si mesma e centra a consciência nas suas representações. O vedor que é a própria consciência está sempre presente, mas, como ponto cego, em suma, a consciência torna-se inconsciente de si mesma. Todos os fatos são hologramáticos, ou seja, imagens produzidas mediante reconstrução do campo de energia pelo Sujeito. Não existe nenhum fato que não seja construído pela consciência. Desconhecemos totalmente a realidade que é totalmente diferente da atualidade e dos significados das formas significantes. A realidade é o campo das consciências macro, meso e micro. A consciência micro é a nossa própria consciência.
Espero que tenha ficado claro que a realidade ou mundo natural é o mundo das consciências e tudo que existe e todo significado é o mundo da atualidade. O mundo da conscientização não é o mundo da consciência. O desenvolvimento da consciência consiste em nulificar todo o universo da conscientização e dos significados e a consciência conscientizar de si mesma. A partir deste momento o sujeito está no mundo real ou natural.
No mundo da atualidade a consciência trabalha a energia dando-lhe formas e significados e neste mundo a consciência constrói tudo que existe inclusive elabora formas genéticas. O mago no mundo antinatural é aquele que possui a técnica de elaborar formas e significados. A técnica pode ser tão apurada que lemos no Srimad Bhagavatam que o sábio Kardama exercitou seu poder e produziu instantaneamente uma mansão aérea que causou espanto ao próprio Kardama Muni. Jesus Cristo transformou água em vinho, multiplicou os pães e peixes para saciar a fome de inúmeras pessoas que o ouviam. Sathya Sai Baba quando criança chegava mais cedo na escola e costumava reunir as crianças, montava um altar com alguma imagem ou quadro e, com flores que trazia consigo, conduzia uma cerimônia e distribuía “prasada” (alimento que era oferecido a Deus no altar e depois partilhado entre os participantes). Os alimentos que oferecia no altar eram tirados de sua sacola vazia e quando lhe perguntava de onde vinha o alimento ele explicava que a natureza obedecia à sua vontade e lhe dava tudo o que queria. Gire Baba que transforma o ar em alimento e em bebida vivendo apenas do ar que inala. O Swami Pranabananda que materializa o seu corpo físico em qualquer lugar que queira independente do espaço e tempo.
O mago no mundo natural desapega de toda conscientização da consciência para vivenciar a si mesmo e todas as consciências inclusive a consciência macro que é a consciência divina. Desenvolvimento da consciência é vivenciar a realidade e não a atualidade. Desenvolvimento significa desapego da atualidade.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |