Considerações sobre a tristeza



Autor Viviane Draghetti
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/1/2019 3:32:17 PM
Quanto tempo utilizamos para brigar com a tristeza? Para querer compreendê-la e expulsá-la da nossa vida?
A tristeza se manifesta e sentimos dificuldade de sair dessa emoção, pois nos apegamos a dor, achando que ficar triste é errado, é feio. Assim, ficamos mal por estar tristes, e consequentemente, mais tristes.
Fomos ensinados, erroneamente, desde a infância, que devemos sorrir, sentir alegria e contentamento com a vida o tempo todo; que a tristeza é falta de gratidão; que chorar, estar fraco, sem disposição é negativo. E não é, desde que não permaneçamos a vida inteira assim!
Enquanto não aceitarmos todas as nossas facetas, o lado alegre e o lado triste, o lado grato e o lado revoltado, o lado extrovertido e o introvertido, seremos escravos de nossas emoções e da mente.
Somente sairemos desse círculo vicioso, de tristeza profunda, de insatisfação consigo mesmo e com a vida, quando nos conhecermos verdadeiramente e aceitarmos o que estamos sentindo, seja bom ou não, sem querer teorizar tanto.
E para isso precisamos olhar para dentro e não para fora. Parar de se comparar; de esperar elogios; de criar expectativas e querer que tudo seja como achamos que deve ser. Aceitar o que somos e principalmente, que os outros são diferentes, e assim, fazer as mudanças necessárias.
Devemos lembrar que na vida nem tudo é como gostaríamos, mas como precisamos para nosso crescimento/evolução.
E a tristeza, como todas as emoções negativas, que sentimos ao longo da vida, são necessárias para nossa evolução, que é sem fim, mas não é linear.
Então, já que as perguntas empoderam, vamos nos questionar:
O que a tristeza quer me dizer?
O que eu preciso aceitar dentro e fora de mim?
Que expectativas estou criando em relação aos outros?
Quero mudar os outros por não aceitar mudar meu interior?
Que responsabilidades e escolhas preciso assumir?
Por que tenho medo de aceitar minha dualidade?
Texto Revisado









Terapeuta Holística, Coach de Autoconhecimento, Instrutora de Yoga, Mestre Reiki, Karuna Ki e Seichim, Especialista em Geobiologia Alquímica, técnica de limpeza energética profunda, à distância. Há 10 anos, sua missão é auxiliar no Desenvolvimento Pessoal e Espiritual das pessoas, através de atendimentos, cursos, treinamentos, palestras. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |