constelações familiares em grupo



Autor Nokomando - desenvolvimento sistêmico
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/01/2008 09:08:37
Nas constelações em grupo, numa data previamente agendada, são reunidas pessoas que desejam constelar uma situação (esclarecer um problema) ou pessoas que desejam presenciar e participar das constelações, mas sem expor nenhuma situação-problema. Da mesma forma que na sessão individual, o terapeuta conduz o cliente que trouxe uma questão a expor o problema com objetividade, sem julgamentos ou culpas. São levantados os fatos ocorridos na família, e a partir disso o cliente escolhe pessoas para representar a si e à sua família durante a constelação. Estas pessoas não têm prévio conhecimento do cliente nem de sua família, o que não importa para que o sistema que envolve o problema comece a se desenrolar naturalmente. Muitas vezes os participantes percebem em si atitudes e pensamentos típicos do personagem que eles estão assumindo, e mais tarde o próprio cliente confirma as sensações descritas como sendo verdadeiras.
Tanto o cliente como os outros participantes vivenciam profundamente o processo da constelação, e a imagem de solução é sentida por todos, havendo um grande alívio para a situação e não raro intenso, puro e restaurador envolvimento emocional.
A grande beleza no trabalho com as Constelações Familiares é perceber que as soluções sempre são encontradas através da aceitação total, do acolhimento das pessoas que foram excluídas, do equilíbrio entre o dar amor e receber amor, no respeito pelas Ordens de Amor e pelo direito de precedência – respeito e reverência a quem veio primeiro.
Veja a próxima data para constelar em grupo, acessando o site nokomando-desenvolvimento sistêmico
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 7




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |