Contatando a sua própria sabedoria
Atualizado dia 12/18/2007 1:04:53 PM em Autoconhecimentopor Alex Possato
Para que esses dois milagres acontecessem – a fecundação e o nascimento - você contou com seus pais. Só isso já é fato para eterna gratidão a eles. Tudo o mais que dizem que os pais devem fazer pelos filhos tem menos importância que eles terem se colocado à disposição da vida e permitido o seu nascimento.
E você fez a sua parte! Utilizando a energia que é própria a todo ser vivo, sem nem mesmo ter consciência disso - pois o pensamento e a mente analítica se formam com o passar dos anos - veio galgando seu espaço, passo a passo, choro a choro, descoberta a descoberta.
A sabedoria para o desenvolvimento pessoal já existe em você e não depende de pensamentos e emoções. Pensamentos e emoções são informações, nada mais que isso, e você pode escolher aqueles que lhe trazem o progresso e aqueles que não.
O que significa toda a sabedoria externa representada por livros, sábios, gurus, conceitos, e até este texto, diante da grandiosidade que significa a vida pulsando em você neste instante, clamando para o sucesso e a realização? Quando textos e sábios tocam o seu coração, na verdade estão tocando somente algo que já estava dentro de você, porque caso contrário você nem prestaria atenção. E quando algo é tocado, é momento da ação, atitude, fazer o diferente, colocar-se em movimento.
Uma planta cresce avançando em novos espaços, até então desconhecidos. Encontra pedras, falta de água, terreno infértil, todo o tipo de obstáculos. Porém, a planta não pensa e assim continua crescendo, desviando dos obstáculos que ela nem vê como obstáculos, afinal, não pensa.
Esta é a sabedoria da vida: o movimento constante e a eterna adaptação com as circunstâncias, sejam elas confortáveis ou não. O homem não nasceu para viver uma vida confortável e sem riscos. O conforto de somente fazer aquilo que fazemos todos os dias é a morte. Não há nada de mais confortável e previsível que deitar-se num caixão, para não mais levantar. Por isso mesmo, o contrário disso é a ação, o desafio...
E a natureza humana nos indica os caminhos da realização pessoal, conforme vamos avançando pela estrada dos desafios. A cada instante novas pistas são dadas, novas evidências sobre a estrada são fornecidas, dicas nos falam se estamos no caminho certo ou não. A maior dica que existe é a dor e o desconforto. Quanto maior a dor e o desconforto, maior o sinal de que estamos na estrada errada. E culpar a estrada não irá aliviar. Mudar a direção, sim, esta é a solução. Para qual direção? Tanto faz, o importante é deixar de fazer o que sempre se faz, porque as mesmas atitudes levam aos mesmos resultados. Se os resultados são desagradáveis, é sinal que as atitudes estão buscando coisas desagradáveis.
Optar em mudar é dizer não ao sofrimento. É dizer cansei e chega! Se somos uma árvore deixaremos de nos enrolar e nos torcer em volta de um mesmo lugar para apontarmos nossos galhos para cima e desenvolvermos em plenitude. A vida e a sabedoria interior apóiam esta decisão e conduzem a isso, sem sombra de dúvida! Cada ser humano nasceu na face da Terra para ser o maior e melhor “eu” que se possa ser. Cada um com sua peculiaridade, cada um com suas características. Não é necessário muito esforço para isso. Talvez o fundamental seja parar de impedir que a vida se manifeste. Como? Permitindo-se!
Permita-se dançar, permita-se cantar, permita-se calar, permita-se dizer não, permita-se agradecer, permita-se a solidão, permita-se o relacionamento, permita-se ter falhas, permita-se reconhecer suas qualidades... Tudo é possível, desde que se deixe as crenças que a sociedade colocou em sua cabeça. Não é necessário nenhuma mudança para que você seja o máximo, aqui e agora. Tudo o que você deseja mudar é porque alguém de fora falou que não estava certo. Colocaram em sua mente um monte de conceitos que limitam e bloqueiam o seu crescimento natural. Devolva essas idéias e crenças à sociedade, não carregue coisas que o segurem. E viva, o melhor possível, porque o único momento que existe é o agora! E no final, todos nós nos encontraremos no mesmo lugar...
Ah! Não se esqueça de também não acreditar nestas palavras. A única forma de acessar a sua sabedoria é agindo e experimentando. O que é bom para si, você toma posse, o que é ruim, você descarta. A vida assim fica bem mais divertida!
Alex Possato
Terapeuta e consultor de vida
www.nokomando.com.br
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 12
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |