Contato espiritual na terapia



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/20/2006 10:29:48 PM
Há situações na Psicoterapia Reencarnacionista em que a queixa apresentada pelo paciente encontra-se, através de um processo psicossomático, intimamente associada à dor da perda de um ente querido.
Patrícia procurou atendimento visando descobrir as causas da dor que lhe oprimia o peito, proporcionando-lhe muito desconforto, inclusive um sentimento de tristeza. Durante a consulta avaliativa, no entanto, demonstrara ser uma pessoa sensível e saudável. Mas e aquela dor?
Na primeira fase do processo regressivo, Patrícia começou a sentir o mal estar que lhe incomodava. A dor no peito aumentava de intensidade à medida que o trauma que a originou trabalhava em seu inconsciente e à proporção que o personagem principal de seu abalo psicológico tentava se aproximar.
No momento em que Patrícia tranquilizou-se, aceitando pela sintonia a aproximação deste personagem, começou a ver luzes, muitas luzes e um ser que se aproximava. Este ser delicadamente tocou-lhe o braço pedindo-lhe que procurasse não mais se preocupar com ele, porque onde se encontrava sentia-se muito bem e em paz. Patrícia estava em prantos e entre soluços e choro, agradecia àquela entidade que tanto conhecia e que começava a se afastar. A sua dor havia desaparecido.
Patrícia vive com um homem que tinha três filhos de um relacionamento anterior. Um deles, porém, à cerca de um ano, desencarnara repentinamente em consequência de um acidente. Era um menino de sete anos que vivia com o casal e que a paciente, mesmo não sendo a sua mãe biológica, tinha por ele um especial carinho. O choque emocional da morte da criança ficara mal resolvido em seu inconsciente, motivo da dor que a sufocava, a dor da perda, a dor do luto.
Na experiência de regressão em Psicoterapia Reencarnacionista, quem leva o paciente a acessar o conteúdo que precisa conhecer e que esteja diretamente relacionado à sua queixa principal, é o guia ou o mentor da pessoa. Nesta situação, o terapeuta exerce a função de facilitador para que este objetivo investigativo do inconsciente se realize. No entanto, a necessidade do contato espiritual como neste caso apresentado, vêm a tornar-se o principal foco de sintonia que a pessoa precisa para resolver o seu desconforto interno. A presença do espírito do menino, promovida pelos guias de ambos, o toque que cura e a informação de que ele sentia-se muito bem onde se encontrava, foi a terapia espiritual que Patrícia necessitou para que pudesse entender a sua dor.
Por outro ângulo de visão, o do espírito, sabemos que os que partem em situações inesperadas, costumam provocar nos familiares e amigos muita consternação. E se este sofrimento do trauma da perda ocorrer de uma forma contínua e intensa, poderá provocar em relação de sintonia, uma energia que afetará o desenvolvimento do espírito no nível onde ele se encontra.
Nas nossas vidas, onde tantas coisas importantes e significativas acontecem em termos de realizações nos estudos, seria interessante que também buscássemos informações e conhecimentos na literatura espiritualista, ou através de palestras ou cursos afins, porque, quanto mais preparados estivermos, mais condições teremos de compreender os mistérios que envolvem a nossa existência.
OBS: o verdadeiro nome da paciente foi preservado.
Psicoterapeuta Reencarnacionista e Psicanalista Clínico.
flaviobastos
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 14




Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |