CRIANDO O ENTENDIMENTO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO
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Autor Raul Imhof
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/12/2006 9:39:36 PM
Ha quatro formas de comunicação: ler, escrever, falar e escutar. Passamos anos aprendendo a falar. Outros tantos anos a aprender a ler e escrever. Quanto do nosso tempo nos dedicamos a escutar?
O líder que não escuta com os ouvidos e o coração é como uma artéria endurecida e obstruida, não permitindo a passagem do sangue. Morre relacionamento e entendimento.
Existem quatro níveis de escuta:
- Finge que escuta, mas ignora a pessoa;
- Ouve seletivamente. Ouve apenas parte da conversa, o que lhe interessa.
- Escuta concentrada. Presta muita atenção, mas apenas nas palavras. Não percebe as emoções.
- Escuta empática. Escuta com a finalidade de compreender.
O bom ouvinte manifesta interesse pelo interlocutor
Quando alguém lhe diz que o dia está lindo, ele diz, "vejo que você esta de bem com a vida".
O mau ouvinte é fechado em si mesmo. Se alguém lhe diz "estou com dor de cabeça", ele começa a falar de suas dores nas costas.
Comunicar é muito mais que transmitir informações. O líder eficaz vai além da informação, ele cria o entendimento. Isto só é possível quando a comunicação se torna uma obsessão apaixonada do líder.
Em qualquer organização a comunicação é fundamental para o sucesso. Quando os membros de uma equipe se comunicam de maneira adequada, cresce muito a possibilidade de serem bem sucedidos no projeto; mas quando falham, perdem tempo, quebram a unidade e não avançam nos objetivos.
Para ter certeza que você está sendo entendido, as pessoas com as quais você está se comunicando precisam: receber a mensagem, entedê-la, memorizá-la e respondê-la.
Se você não foi bem sucedido em uma destas areas, certamente não alcançará a sua meta.
O líder deve ser um especialista em relacionamentos. Conhecer tudo sobre oratória, retórica e comunicação de massa poderá ser inútil se o líder falhar na comunicação interpessoal.
É preciso então:
Desenvolver a empatia;
Escutar o colaborador;
Construir uma convivência saudável;
Aceitar opiniões contrárias;
Entender os sinais da comunicação não verbal.
Entender o tom de voz; entender as expressões faciais,
Estar atento ao olhar do interlocutor.
Como vimos, comunicar-se não é apenas trocar palavras. É muito mais. É uma forma de nos mostrar e entender o que o outro pretende ao dirigir-se a nós.
Uma boa semana para todos
Raul
Texto revisado porCris
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