CRISES: QUAIS AS MANEIRAS SAUDÁVEIS E CRIATIVAS PARA LIDAR COM ELAS.
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Rita Maria Brudniewski Granato
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/28/2004 5:26:29 PM
CRISES: QUAIS AS MANEIRAS SAUDÁVEIS E CRIATIVAS PARA LIDAR COM ELAS.
MAIS UMA VEZ ESTAMOS TODOS FRENTE A MAIS UMA CRISE ECONOMICA NESTE PAÍS, COM RECESSÃO E TUDO O QUE NÃO TEMOS DIREITO. VIVEMOS NUM PAÍS, LINDO, CHEIO DE RIQUEZAS NATURAIS, MAS SEMPRE CIRCUNDADO POR CRISES ECONOMICAS . O DINHEIRO ENCURTA, O EMPREGO BALANÇA , O STATUS TAMBÉM.
DISTO ME SURGIU UMA QUESTÃO:
QUAIS AS MANEIRAS MAIS CRIATIVAS E SAUDÁVEIS PARA REAGIR AOS LIMITES QUE UMA CRISE TRAZ PARA TODOS NÓS?
1- EXISTEM PESSOAS QUE PROCURAM IGNORAR, VÃO EM FRENTE COMO SE NADA TIVESSE ACONTECENDO. TENTAM MANTER EXATAMENTE O MESMO PADRÃO DE VIDA DE ANTES E FICAM SE QUEIXANDO O TEMPO TODO QUE TUDO ESTÁ ERRADO, ALGO QUE SE TORNA INSUPORTÁVEL.
2- OUTRAS PARTEM PARA SOLUÇÕES OPOSTAS, TENTANDO RESOLVER A CRISE CURTINDO UMA DE "MISÉRIA". NÃO GASTAM ABSOLUTAMENTE NADA E NÃO CONSEGUEM AJUDAR NINGUÉM. VIVEM COMO SE ESTIVESSEM NA BEIRA DE UM VERDADEIRO ABISMO.SUAS VIDAS SÃO VIVIDAS DE FORMA RÍGIDA, MUITO CONTIDA , VIVENDO ABAIXO DE SUAS REAIS POSSIBILIDADES ECONOMICAS, FAZENDO QUESTÃO DE DIZER O TEMPO TODO DE SUAS DIFICULDADES E ISTO TAMBÉM É INSUPORTÁVEL.
3- AGORA EXISTEM OUTRAS PESSOAS QUE APESAR DAS DIFICULDADES, AINDA SE PERMITEM SONHAR, CULTIVAR PROJETOS PARA QUANDO AS COISAS MELHORAREM; ESTAS PESSSOAS POSSUEM A CAPACIDADE DE PERCEBER QUE ESTA É SÓ MAIS UMA FASE DE SUAS VIDAS E QUE PODERÃO ENCONTRAR, DE ALGUMA FORMA UMA SAÍDA.
A CRISE ECONÔNICA É UMA SITUAÇÃO EM QUE TODOS TEMOS QUE LIDAR COM ALGO FUNDAMENTAL , QUE É O NÃO , O LIMITE, A FRUSTRAÇÃO. ANTES TÍNHAMOS UM PODER DE AÇÃO, AGORA TEMOS OUTRO BEM MAIS RESTRITO. DO PONTO DE VISTA PSÍQUICO , SABER LIDAR COM O NÃO , É UMA DAS PRINCIPAIS CONDIÇÕES PARA A MATURIDADE.
QUANDO TEMOS DIFICULDADE DE LIDAR COM O NÃO, TEMOS DIFICULDADE DE LIDAR COM O OUTRO, COM A DIFERENÇA ,COMO NA ANTIGA FRASE : "A MINHA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A DO OUTRO ".
A CRISE NOS COLOCA FRENTE A UM DILEMA: COMO TOLERAR O NÃO, A LIMITAÇÃO , SEM QUE NOSSOS SONHOS MORRAM?
EXISTEM MUITOS NÃOS AOS QUAIS JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS E DE CERTA FORMA LIDAMOS COM ESTAS LIMITAÇÕES, MAS NUMA CRISE APARECE UM NÃO DESCONHECIDO. "EU TINHA , MAS AGORA NÀO POSSO TER MAIS".
PERCEBO QUE A CLASSE DOMINANTE ECONOMICAMENTE TEVE TUDO PARA PENSAR QUE A VIDA SERIA UMA EXPANSÃO CONTÍNUA, PENSANDO QUE NÃO IRIA EXISTIR O NÃO DE ESPÉCIME ALGUMA. A CLASSE INFERIOR ECONOMICAMENTE SEMPRE PASSOU NECESSIDADES E LIMITAÇÕES, MAS AGORA A DOMINANTE TAMBÉM ESTÁ NESTE PATAMAR.
A FORMA DE CADA UM SE ORGANIZAR DENTRO DOS LIMITES INESPERADOS ESTÁ LIGADO COM A MAEIRA PELA QUAL VINHA LIDANDO COM OUTRAS LIMITAÇÕES DA VIDA.
NA VIDA , NINGUÉM TEM TUDO, NÃO EXISTE PERFEIÇÃO, TODOS OS NÃOS VÃO CIRCUNSCREVENDO AS NOSSAS VIDAS - O CÍRCULO DE NOSSO LIMITES. DALI NÃO PODEMOS PASSAR, DEVEMOS NOS ORGANIZAR DENTRO DESTE PERÍMETRO. SE POSSO SER CAPAZ DE ACEITAR O PERÍMETRO NO QUAL ESTOU, DE PERCEBER ONDE PODE SER AMPLIADO, OU NÃO, TENHO POSSIBILIDADES DE ORGANIZAR-ME MELHOR INTERNAMENTE. POR EXEMPLO: SE `NÃO DÁ PARA COMPRAR ALGO AGORA,PRECISA-SE ENTÃO , PRIMEIRO, PERGUNATAR-SE SE ELE É ESSÊNCIAL OU NÃO. SE NÁO É , PODERÁ SER ADIADO SEM PROBLEMAS; AJUNTA-SE O DINEIRO, POUPA-SE E DEPOIS COMPRA-SE.
RESUMINDO, SE ME ORGANIZO COM O "NÃO ACEITO", TENHO MAIOR FACILIDADE DE ME ORGANIZAR, COM REALISMO.
RECONHEÇO QUE FRUSTRAÇÕES SEMPRE DOEM, É DIFICIL DE TOLERAR, MAS SE EU TIVER UMA VIDA RAZOÁVEL, PODEREI VIVER BEM COM ESSAS DORES. SE NÃO TIVE AFETO, COMPREENSSÃO, ESCUTA, NEM SATISFAÇÕES AFETIVAS SUFICIENTES,NÃO DÁ PARA VIVER BEM ESSES SOFRIMENTOS, NÃO TINHA PARA QUEM COMPARTILHAR, ENTÃO ESSAS DORES FICAM GUARDADAS, ENCAPSULADAS, JOGADAS , PARA SEREM EXPRESSAS MAIS ADIANTE.E QUASE SEMPRE, NUMA CRISE É QUE ELAS ACABAM SAINDO COMO UMA AVALANCHE.
RESUMINDO, A CAPACIDADEDE SUPORTAR A CRISE OU AS CRISES VEM DIRETAMENTE DO EQUILÍBRIO ENTRE SATISFAÇÃO E FRUSTRAÇÃO , QUE TIVEMOS DURANTE TODA A NOSSA VIDA; ÀS VEZES ESTOURAMOS POR POUCA COISA, A FAMOSA "GOTA DAGUA", POIS TIVEMOS EM NOSSAS VIDAS MUITOS MOMENTOS DIFÍCEIS QUE NOS LEVAM A CHEGAR A ESSE LIMITE.
JÁ QUANDO O NÍVEL DE SATISFAÇÃO E FRUSTRAÇÃO É MAIS EQUILIBRADO, NÓS POSSUÍMOS UMA CAPACIDADE DE LIDAR COM A DOR E O SOFRIMENTO COM MAIORES POSSIBILIDADES DE VIVER OS LIMITES E DE SE REORGANIZAR, TENTANDO RETIRAR DESSAS EXPERIÊNCIAS ALGO MAIS , O PRAZER POSSÍVEL.
UMA CRISE ECONÔMICA, COMO QUALQUER OUTRA SITUAÇÃO MUITO SOFRIDA, CRIA UM DESAFIO : OU VOCÊ SE SUBMETE PASSIVAMENTE , OU AGRIDE DE MANEIRA INFANTIL ,OU SE MOSTRA CAPAZ DE INTEGRAR-SE AOS LIMITES DE FORMA CRIATIVA.
O QUE DÓI NÃO É PERDER,MAS CONTINUAR A QUERER TE-LO , MAIS DO QUE NUNCA , MESMO SABENDO-O IRREMEDIAVELMENTE PERDIDO
DRA. RITA MARIA BRUDNIEWSKI GRANATO
TEL/FAX: 0XX21 33250301
PSICOLOGA CLÍNICA
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rita Maria Brudniewski Granato Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |