Críticas e acusações
Atualizado dia 1/3/2024 11:17:46 PM em Autoconhecimentopor Rodrigo Durante
Se observarmos a humanidade e a vida de uma maneira mais expandida, no entanto, iremos compreender que cada um tem uma história, sentimentos predominantes, equilíbrio emocional e suas próprias questões interiores para resolver. Alguns ainda estão buscando o equilíbrio interior na área da sobrevivência, outros na parte emocional, outros na autoaceitação, autoconfiança, outros nas suas ideologias, enfim, são muitos estágios diferentes de desenvolvimento espiritual que a humanidade se encontra.
Ao ver o outro sob o olhar do julgamento e acusação, estamos nos esquecendo de que cada ser humano é único, tem o direito de fazer suas próprias escolhas e trilhar seu próprio caminho. Pensamos então que o outro deveria ser ou agir de determinada maneira, julgando-o e criticando-o a partir dos nossos próprios pontos de vista, que certamente não têm nada a ver com o caminho dele.
Sendo assim, não há o menor parâmetro admissível para julgar e criticar alguém enquanto nós mesmos ainda não somos perfeitos e, quando formos perfeitos, certamente não criticaremos ninguém. O ego humano apenas critica e acusa o outro para se sentir melhor a respeito de si mesmo. Devido ao mau hábito da comparação, ao invés de trabalharmos o amor próprio e autoconfiança, o ego ferido e inferiorizado prefere dizer que o outro é pior que nós.
Porém, criticar e acusar não resolve nenhum problema nosso nem do outro, não salva o ser humano nem melhora o país. Ao sustentarmos nossas críticas e julgamentos, além de alimentarmos mais raiva e discórdia no mundo estaremos nos prendendo ainda mais em nossa ignorância e limitações, não assumindo a responsabilidade por nós mesmos enquanto dizemos que é o outro quem precisa mudar.
Hoje em dia, com o grande crescimento das mídias sociais, vemos milhões de pessoas se expressando e demonstrando seus pontos de vista, seus desejos, preferências pessoais e também suas acusações, queixas, feridas e sofrimentos. Além disso, muitas atitudes e comportamentos que antes eram escondidos agora estão escancarados, o que pode ser uma grande armadilha para entrarmos nas frequências da raiva, críticas e acusações.
Infelizmente, para muitos o mundo não é como em seus sonhos, mas sim um palco para que cada um tenha suas experiências e aprendizados em sua jornada espiritual e, com o livre-arbítrio, isso pode parecer loucura se não compreendermos que os caminhos de todos estão entrelaçados, que cada passo que damos e tudo o que chega a nós está de acordo com o que atraímos vibratoriamente a partir de quem somos, não do que o outro é.
O outro é outro de nós mesmos, apenas experimentando sua vida e criações por um caminho diferente. Assim, temos no convívio com o outro e no respeito às diferenças um grande aprendizado que nos conduzirá ao equilíbrio das nossas questões interiores, cura dos nossos sofrimentos, à elevação das nossas mentalidades e à nossa maturidade espiritual.
Em Paz,
Rodrigo Durante
Sem amor próprio nada de bom chega a nós. Sem autoconfiança dependemos do outro para estarmos bem.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 13
Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |