Cuidado com Personalidades difíceis - Quarta Parte: Pistas para identificar



Autor Linda Ostjen
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/31/2018 4:35:54 PM
DEZ PISTAS PARA IDENTIFICAR UM PSICOPATA
RELACIONAMENTOS:
SUPERFICIAL – Não se importa com o conteúdo, e sim em como vendê-lo.
NARCISISTA – Preocupa-se apenas consigo mesmo. O par, o “amor da sua vida” pode estar a passar por dificuldades financeiras, emocionais ou de saúde e ele não se preocupa, não ajuda e faz de conta que nada esta a acontecer.
MANIPULADOR – Mente e usa as pessoas para conseguir algo.
SENTIMENTOS:
FRIEZA – É racional e calculista, pois tem pouca atividade no sistema límbico, centro das emoções como medo e tristeza.
SEM REMORSO – Não sente culpa. A parte responsável por isso no cérebro tem baixa atividade.
SEM EMPATIA – Não consegue se colocar no lugar dos outros.
IRRESPONSÁVEL – Só se compromete com o que lhe trouxer benefícios.
ESTILO DE VIDA:
IMPULSIVO – Tenta satisfazer as vontades na hora.
INCAPAZ DE PLANEJAR – Não estabelece metas de longo prazo. Não tem projetos de vida, pois está sempre procurando alguém melhor.
IMPRUDENTE – Corre riscos e toma decisões ousadas. Joga Alto e não pensa em ninguém.
Vida: A trajetória de sua vida nem sempre resulta num final satisfatório. Os prejuízos sócio-ocupacionais incluem gastos financeiros, a traição, perda de amigos, experiência de vergonha, problemas de trabalho, complicações legais. Acabam ridicularizados por essas tentativas totalmente fora do contexto e podem atravessar períodos de grande angústia na maturidade. Um excesso do complexo de Édipo, ou fixação na mãe, já que muitos deles acabam vivendo para sempre com suas mães. E´uma pessoa que precisa estar sozinha para se proteger de sua própria inadequação. É um ser de uma vida vazia e solitária. Desregrado, preguiçoso e endividado. Destroem o mundo, destroem os sonhos das pessoas as quais se envolvem, destroem o que está a volta deles e destroem-se a eles também.
Conclusão: Difícil identificar um psicopata do amor antes que ele cause grandes estragos. Geralmente só são reconhecidos como tal pelas vítimas quando estas já se encontram em situações más: baixa estima, finanças arruinadas, problemas com a justiça, casos limites de suicídio, afastadas de todos os amigos e família, sozinhas e sem nada.
Lembre-se: ele dá o tiro, joga a culpa em quem está do lado e ainda por cima vai no enterro da vítima, isso quando não serve como testemunha do crime, é extremamente dissimulado. Deixe-se de se sentir culpada. Procure ajuda profissional. Não tenha pena, não se deixe enganar de novo.
Se você tem filhos dele, todo o cuidado é pouco. Se o seu filho com ele é o predileto, melhor. Mas, se ele não considera o seu filho como o predileto, ele poderá tratar o seu filho muito mal e, inclusive, atribuir ao filho a culpa por ter nascido. Pois ele não se responsabiliza nem pela concepção do filho, afinal ele foi seduzido, foi uma vítima sua. Portanto, a culpa pelo filho bastardo é sua. Há hereditariedade e o convívio com uma pessoa deste tipo deve ser evitado ao mínimo. Ele pode usa-los nos seus esquemas fraudulentos ou quererem repetir o comportamento do pai. Mesmo dizendo que os filhos são importantes, ele não os ama como qualquer pessoa “normal”, mas como se ama um carro.
Se é amigo de um, você só tem a perder na amizade com um psicopata. Além de se aproveitar de você, ele vive num mundo fora das regras sociais, o que torna qualquer relacionamento perigoso. Não tenha pena porque ele adora se fazer de coitado. Não tente mudá-lo, coloque uma coisa na cabeça: psicopatas não têm cura.
Lembre-se que ele destroem o que está a volta deles, e se conseguir colocar as peças da sua vida umas contra as outras melhor ainda. Essas pessoas são todas vítimas dele.
Há casos limites de homicídios perpetuados por manipulação de psicopatas, saindo sempre impune e feliz por ter conseguido os seus intentos.
Costumam ter um sorriso cativante, uma linguagem corporal interessante e uma boa lábia. Não caia nessa cilada! Não se distraia com olhares sedutores, demonstração de poder, gestos atraentes ou traquejo verbal, característicos. Todos esses artifícios são utilizados com extrema habilidade exatamente para encobrir as suas verdadeiras intenções. Também não se esqueça do poder do olhar desses indivíduos. Pessoas normais mantêm contato visual com as outras por uma gama de razões, na maioria das vezes por educação, mas o olhar intenso e frio deles é mais um exercício de poder e de manipulação do que simplesmente interesse ou empatia pelo outro. Não tenha pena, não gaste suas reservas de compaixão com uma pessoa sem coração. Ela vai sugar você (e suas finanças) até que se sinta vazio e fragilizado.
O que importa mesmo é sabermos que são seres incapazes de estabelecer vínculos verdadeiros de afeto. São monstros disfarçados de cordeiros! E por isso mesmo, todo cuidado é pouco!
O que você tem de fazer quando identificar um em sua vida? MANTENHA-SE LONGE.
Não tente curá-lo, porque não tem cura. Pessoas que nascem sem caráter e morrem sem caráter. Ele nasceu com uma deficiência química no cerebelo, o que o impede de gerar as emoções como amor, saudade e compaixão.
Só uma atitude sábia é recomendável : Fuja dele!
Fonte do artigo desmembrado em 4 partes:
https://delivro.blogs.sapo.pt/3303.html
Muito interessante o texto. Não há atribuição do Autor, mas entendi que é um trabalho de mestrado. Há testes e outros textos no blog.









Linda Ostjen, Advogada, licenciada em Letras pela PUC/RS, bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da PUCRS, especialização em Direito Civil pela UFRGS e Direito de Família e Sucessões pela Universidade Luterana (ULBRA/RS), Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana (ULBRA/RS). Juíza não togada na Comarca de Viamão. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |