CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - 6ª AULA
Atualizado dia 11/4/2007 5:38:02 PM em Autoconhecimentopor Victor Sergio de Paula
A. DOS FLUÍDOS
A.1. Natureza e propriedade dos fluídos
Definição do dicionário AURÉLIO: “ fluido – adjetivo”.
A.1.1. Diz-se das substâncias líquidas ou gasosas; 2. Que corre ou se expande à maneira de líquido ou gás, fluente. O FLUÍDO CÓSMICO UNIVERSAL = matéria elementar primitiva.
I. Quando em estado mais refinado produz os fenômenos espirituais de todas as espécies;
II. Quando em estado mais denso produz os fenômenos espirituais. O fluído cósmico universal existe em estado livre, o que possibilita uma infinidade de combinações, desde a PUREZA ABSOLUTA, sem combinação com a matéria, até as mais diversas combinações com os diversos tipos de matéria. A título de exemplo: a psicosfera do nosso planeta deriva do fluído cósmico universal, situando-se nela as chamadas COLÔNIAS ESPIRITUAIS.
A.2 Formação e Propriedades do Perispírito
Perispírito ou Corpo Fluídico = produto do fluído cósmico
Combinação Molecular do Perispírito = disposição das moléculas que conserva as qualidades de “FLEXIBILIDADE” e “ESTERILIDADE”. O perispírito forma-se da psicoesfera do mundo ao qual pertence o espírito. ESPÍRITOS INFERIORES com perispírito denso, não podem transitar para mundos superiores.
Quanto à Natureza Luminosa do Perispírito, podemos afirmar que:
I. ESPÍRITOS INFERIORES = corpos perispirituais opacos, “apagados”;
II. ESPÍRITOS SUPERIORES = corpos perispituais translúcidos, “luminosos”.
A.3 - Consequências da Manipulação dos Fluídos pelos Espíritos
A ação dos espíritos sobre o FLUÍDO CÓSMICO UNIVERSAL produz as diversas manifestações dos EFEITOS FÍSICOS. Os espíritos manipulam o fluído cósmico universal na razão direta da força do seu pensamento, sustentado pela vontade.
Concluímos que:
1. Toda a criação no plano espiritual é construção da mente doa espíritos;
2. A aparência do espírito e os objetos que possa trazer consigo, são produtos do seu pensamento.
A.3 Qualidades dos Fluídos
As qualidades dos fluídos dependem da categoria dos espíritos que o manipulam: - Bons espíritos = BONS FLUÍDOS; - Maus espíritos = MAUS FLUÍDOS.
A superioridade ou inferioridade moral, em síntese, estabelece conjuntamente com a nossa inteligência, a qualidade dos fluídos que produzimos..
A.4 Talismãs, Bênçãos e Maldições
Pela natureza dos e as possibilidades de modificá-los através dos pensamentos, podemos compreender que certas pessoas de vontade muito disciplinada, podem manipular os fluídos, principalmente o MAGNÉTICO.As pessoas dotadas dessa capacidade acima citada, podem projetar sobre objetos (talismãs, amuletos) e sobre pessoas (maldições, bençãos), seus próprios fluídos e dos espíritos que os “ajudam”, tanto para o BEM como para o MAL.
Na chamada MAGIA NEGRA utilizam-se os mesmos fluídos, que ao serem manipulados para o bem do próximo, produzem o equilíbrio e a cura. Quanto à eficácia dos amuletos, talismãs, bênçãos e maldições, Kardec recebe dos espíritos a resposta de que essas peças somente agirão sobre o alvo (pessoa) quando houver SINTONIA.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 13
Conteúdo desenvolvido por: Victor Sergio de Paula Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |