Menu
Somos Todos UM - Home

DA AFETIVIDADE NA VIDA ESPIRITUAL

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Christina Nunes

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/25/2004 11:44:04 AM


Julguei útil a publicação de um nosso artigo mais antigo, do nosso arquivo pessoal, como complementação do que foi abordado no anterior acerca de destinos individuais distintos para cada caso particular e estado dalma diferente, após a desencarnação. Aqui, o mesmo assunto é focalizado sob a ótica exclusiva das convivências que nos aguardam, ou mesmo continuam nos acompanhando em outras dimensões da vida.

Faz tempo que percebo a necessidade de uma certa sutileza ao ter que abordar aqueles temas relativos às relações interpessoais entre desencarnados, no âmbito da vida invisível, e destes com os encarnados naquilo que se refere à continuidade pura e simples da convivência entre os habitantes da vida espiritual conosco, que prosseguimos nas nossas lutas e aprendizado na esfera material da vida.

Faço alusão, aqui, mais especificamente, ao campo da afetividade. Porque, sem embargo, isto se dá devido a uma tendência persistente em algumas mentalidades, ao julgar tratar-se os que se transportaram para o mundo maior, como num passe de mágica, de seres à parte daquelas condições bem normais, e inerentes ao ser humano comum.

Efetivamente, na continuidade do nosso trajeto evolutivo num e noutro plano da vida, amigos prosseguem amigos; desafetos tendem à animosidade entre si, e nada se modifica draconianamente, se não obedecendo rigorosamente ao mesmo processo natural observável na própria vida física, ao sabor das novidades e acontecimentos que nos colhem no dia-a-dia, conduzindo-nos paulatinamente às sucessivas e melhoradas esferas de consciência e compreensão.

Dos relatos contidos na literatura espírita da melhor lavra, ao teor das mensagens recebidas da espiritualidade assistente dos nossos progressos, o que temos é que mesmo as condições transitórias do parentesco estabelecido em função do vínculo sanguíneo influenciam ainda, decisivamente, aqueles que aportam às cidades e colônias na espiritualidade, após a desencarnação, em lá chegando, mais das vezes, a cobrar a presença deste ou daquele afeto familiar mais chegado, tenham sido estes pais, filhos, ou amigos na vida corpórea.

Somente gradativamente sobrevêm o entendimento pleno de que o que prevalece finalmente, sobre todos os papéis desempenhados nas diversificadas vidas sucessivas, é a afinidade genuína do coração, entre seres com visão de vida em comum, comungando afetividade e matizes espirituais símiles em grau evolutivo.

É preciso, portanto, habituarmo-nos, sem mais estranheza, à linguagem comum à perenidade pura e simples da nossa existência. E esta linguagem, na medida em que nos alcança a partir das mensagens da espiritualidade elevada que nos assiste e nos cerca constantemente, haverá sempre de fazer alusão a espíritos que nos são companheiros e nos devotam amor na condição remanescente dos “pais”, “irmãos”, ou “maridos espirituais” devotados, a nós unidos estreitamente em razão do melhor do extrato da afetividade humana.

Sigamos na nossa jornada infinita, então, convictos de que “lá”, no mundo maior, quanto “aqui”, neste minuto fugaz de estada na matéria, nos acharemos muito à vontade no grande agrupamento espiritual que nos é condizente em decorrência de familiaridade pregressa e rica. Haveremos de dividir excelsos momentos com irmãos, mães e avós de tempos passados, e mesmo que talvez novamente nos apaixonarmos de uma maneira mais autêntica, e travarmos novas relações, novas amizades passíveis de enriquecer ainda mais o nosso extenso trajeto rumo à intimidade das luzes das mais altas esferas do universo.

Com amor,
Lucilla e Caio Fábio Quinto, espírito
"Elysium"
https://www.elysium.com.br

Lucilla é autora dos romances psicografados "O PRETORIANO" e "SOB O PODER DA ÁGUIA", lançados respectivamente pelas editoras MUNDO MAIOR (www.mundomaior.com.br) e LÚMEN (https://www.lumeneditorial.com.br). Leitura fácil e envolvente, de autoria espiritual de Caio Fabio Quinto, trata-se de romances espíritas discorrendo sobre as vidas passadas vividas pela médium e pelo seu mentor, na Roma Antiga, de cujos exércitos Caio foi um dos generais, narrando lances de convivência no cotidiano dos personagens, ricos de ensinamentos ilustrativos da Codificação Espírita de Kardec, das leis de causa e efeito, e do aprendizado espiritual que a todos nós envolve no decorrer do nosso trajeto evolutivo durante as reencarnações terrenas.
Os direitos autorais de O PRETORIANO estão revertidos às obras assistenciais da FUNDAÇÃO ANDRÉ LUIZ, no amparo aos deficientes.
À venda nas livrarias de todo o país ou nos sites das editoras.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Christina Nunes   
Chris Mohammed (Christina Nunes) é escritora com doze romances espiritualistas publicados. Identificada de longa data com o Sufismo, abraçou o Islam, e hoje escreve em livre criação, sem o que define com humor como as tornozeleiras eletrônicas dos compromissos da carreira de uma escritora profissional. Também é musicista nas horas vagas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa