DAR E RECEBER! O QUE É ISSO?
Atualizado dia 5/14/2009 12:17:09 PM em Autoconhecimentopor Maria Lúcia Pellizzaro Gregori
A crença de que se nos ocuparmos com as necessidades de outras pessoas ficaremos famintos na nossa própria necessidade nos afasta da oportunidade de ajudar alguém a se sentir feliz. Lembre-se: a flor colhida não mata a árvore! Temos muito a oferecer sem que isso nos cause falta.
Quando alguém diz: "De agora em diante vou pensar mais em mim, pois cansei de me dedicar a pessoas que não reconhecem o que faço por elas", na verdade está dizendo: "Vou continuar pensando em mim, pois tudo que esperei em troca das minhas boas ações eu não recebi".
Quando oferecemos ajuda, geralmente estamos vendendo ou alugando essa ajuda porque sempre ficamos com a mão estendida esperando o troco. E ainda mais: chegamos a estabelecer o que queremos de volta mesmo que inconscientemente. É só prestar atenção às nossas lamúrias que entenderemos o preço que cobramos por uma gentileza, uma palavra, um aconselhamento, um acolhimento, um presente. Isso mais parece investimento numa bolsa de valores do que propriamente um gesto altruísta.
Doar ou doar-se implica em aceitar o resultado do jeito que ele vier, aceitar todas as formas de manifestação do favorecido. Se você está doando por reconhecer que é legítima a necessidade de alguém do que você tem para dar, está justificado o motivo da sua doação. Isso não requer qualquer tipo de pagamento de volta ou de retribuição, se prefere chamar assim.
Sempre ouvimos dizer que as pessoas são instrumentos da nossa evolução, então, somos também instrumentos para a evolução dos outros. Uma vez espelhos é melhor que nossa imagem seja boa para que as pessoas que nos mirem possam ver seu lado bom também e ativá-lo.
Desenvolva sua capacidade de amar e se sentirá gratificado por tudo o que fizer.
Quando as atitudes partem do coração elas trafegam em via de mão dupla e... O DAR... JÁ É O RECEBER!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 18
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |