Depressão e ressignificação
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 06/10/2017 14:08:03
A depressão é um estado “mórbido da alma”, que se reflete por uma dor, um ferimento ou em casos mais graves, pode ser um transtorno orgânico, carecendo de ajuda médica e psicológica. A maioria das vezes aparece como uma falta de sabor pela vida, de significação, ou sentido de pertencimento. Situações vividas na infância, traumas e por vezes um forte complexo de inferioridade, baixa estima, uma grande mudança de vida, que significa a perda de uma fase da vida, mudança de cidade, a perda afetiva de alguém, são elementos que podem estar por trás de uma situação depressiva, e nos falar da transitoriedade dela ou do grau de gravidade que acomete a pessoa. Em todas estas situações a pessoa carece de amparo e terapêutica para ter suporte naquela transição de vida que ela está passando.
É comum ouvir, “eu quero minha vida de volta”, “eu não sou mais a mesma pessoa”, “eu não sinto nada, pode cair um prédio ali que não me mexo”, “sinto tudo cinza, estagnado”, essas e outras tantas expressões são muito comuns nestes casos de depressão, como sinalizando a perda de significação pela vida, a perda das perspectivas, a perda do poder frente à vida, e a sensibilidade de cada um às situações e agruras da existência humana. Estas situações podem acometer a psique humana de profunda perturbação e bagunça interior, onde ela não consegue mais se organizar e demanda muita energia com os processos e sofrimentos internos. Este estado interior tem um reflexo na vida pessoal, profissional, afetiva, financeira do depressivo, porque ele vai ter desde comportamentos de paralisação, confusão interna, melancolia, angústia, ansiedade, agressividade, irritabilidade, dispersão, que vão ser seus gatilhos de sabotagem, mantendo-os num ciclo vicioso de sofrimento e dissabor pela vida.
Às vezes é preciso parar um pouco para ouvir o coração e retomarmos a vida depois de alguma situação, isso é normal. Como também é natural que tenhamos dias difíceis que nos deixem mais pra baixo, ou uma situação que nos acometa a um estado de luto, em que precisamos mesmo de um tempo para nos restabelecermos na vida. Hoje as pessoas estão mais depressivas porque perderam o senso de naturalidade, de normalidade, e vivem uma felicidade quase histriônica ditada pelas redes sociais e outras formas midiáticas, deixando as pessoas com maior dificuldade de lidarem com as coisas reais da vida, do cotidiano, das relações humanas, e logo cai em dissabor, em humor mórbido, pela intolerância à natureza orgânica da existência humana. Antes de tudo é necessário, para sairmos deste estado quase hipnótico, passarmos a aceitar em primeiro lugar aquela situação. Este primeiro passo é muito importante nesta jornada de cura e significação.
O segundo passo é o sabão do perdão e do auto-perdão, para lavar as feridas e infecções da alma que intoxicam o corpo e a mente. Este passo vai colocá-lo em contato com a verdade daquela situação, com a verdade da sua vida, e isto vai trazer cura aos ferimentos e às dores todas. O terceiro passo eu digo que é amar a si mesmo, e começar a tomar conta de si, ter atitudes amorosas, de auto cuidado, cuidando do corpo, com alimentos saudáveis, atividade física, recreativa, e assim a caminhada vai ganhando novo sabor, novo corpo. O quarto passo é a descoberta de um propósito de vida, estabelecer esta conexão como fonte motora e combustível para movê-lo em direção ao seu propósito, à sua meta de vida. Tudo isto já vai lhe trazer novo sabor e nova disposição pela vida.
O Quinto passo é a ressignificação da história, se mover de uma história menor, sem significação e sabor, para uma história maior, mais ampla e rica de significado. Este é o processo final do trabalho que faço com meus clientes, a ressignificação da história que eu estabeleço como meio tempo dentro do processo terapêutico, e a retomada da história, onde termina o período de cura da alma, e com o significado que ela ganhou vamos nos lançar à nova história, onde ela toma a direção e a autoria de sua história e com isto, escrever uma nova história de amor, realização e prosperidade. Temos o poder de “crear”, e é este poder em nós que vai nos dar o milagre de uma vida nova, renovada, rica de significação e sabor, onde participamos ativamente de sua construção e desenvolvimento. Este é o poder de Deus em cada um de nós, que nos dá o poder de mudar as nossas vidas e florescermos em amor e significado.
Originalmente publicado em: https://www.equilibriocdh.com.br/2850/depressao-e-ressignificacao/
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |