Menu
Somos Todos UM - Home

DESATANDO OS NÓS ESPIRITUAIS - SEM RITUAIS

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Valzacchi

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 27/03/2006 14:22:43


Em uma de nossas instruções maçônicas aprendemos sobre a matéria e o espírito. Os mestres tentavam nos passar a informação sobre como tudo é efêmero e impermanente, e isso me causou um impacto profundo.

Nós acreditamos fielmente que nada de ruim irá acontecer conosco, doenças, problemas financeiros e inclusive a morte. Passamos a vida pensando que somos super-heróis, até que despreparados, passamos por um daqueles momentos difíceis e amargamos em recuar o pensamento de que nada acontece conosco.

A vida é extremamente impermanente. A exemplo disso, às vezes, você conversa com determinada pessoa e daqui a algumas horas ocorre a morte dela. Às vezes estamos brigados com um parente, ressentidos, cheio de mágoas e de repente lá se vai ele... Pessoas morrem de acidentes, infarto, doenças e violência e saem de nossas vidas em questão de segundos, deixando um vazio enorme... Mas na nossa concepção acreditamos que isso aconteça com os outros... e nós?

A lei também se aplica a nós, mas esquecemos disso. A lei da impermanência age constantemente, mudando o nosso universo a cada segundo! Perceba que a qualquer instante, momento, podemos subitamente ser acometidos de uma infelicidade por assim dizer. Quantas pessoas mudaram drasticamente as suas vidas devido a um acidente, um tumor, um derrame, um tiro, ou qualquer coisa do gênero, e nós aqui ainda pensando em coisas tão pequenas, como mágoas, ressentimentos e orgulho.

A vida é como um piscar de olhos: rápida, fugaz, passageira. Se ficarmos aqui discutindo quem tem ou não razão, ela simplesmente escapa de nossas mãos e certamente não chegaremos a um acordo. Sabe aquela pessoa que você não perdoa, aquela que você acredita que lhe fez tanto mal? Pare por um instante e tente a todo custo deixar de lado a justiça e ir ao encontro à possibilidade do perdão. Primeiro dentro de si, depois o realize.

Tive uma paciente que enquanto jovem mal conversava com o pai; nos últimos instantes de sua vida ela não estava presente para apenas dizer um "eu te amo". Uma pessoa rebelde que depois de alguns anos sentiu o peso da perda naquele instante libertador.
Outra paciente me disse da dificuldade de abraçar o seu pai e dizer "eu te amo"; o pai veio a falecer e ela perdeu essa oportunidade.

Abrace seu pai, sua mãe, faça a sua parte. Lembre-se: cada um se expressa de uma maneira diferente, mas faça a sua parte.

Uma jovem, após amargar anos e anos se arrependendo do que fez à sua mãe, em um desses momentos indiscritíveis, chegou até ela, pediu perdão e abraçou-a profundamente dizendo "eu te amo"; a mesma jovem faleceu depois de uma semana em um acidente, mas estava liberta das dores da alma.

A vingança e o orgulho são sombras que nos arrastam para conseqüências terríveis e nos separam de nossa liberdade espiritual. Há alguns anos uma paciente de um hospital no qual trabalhava me contou sua história de vida; uma verdadeira odisséia de amor, desencontros e dor. Falou de seu amor e de seu distanciamento, as raízes da mágoa a tomaram definitivamente; ela amargava o leito do hospital com uma doença terminal. Por incrível que pareça, dias antes de falecer recebeu a visita daquela pessoa tão especial, mas tão distante. Pude observa-los conversando: lágrimas, dor e perdão. Percebi como os laços se desfizeram e sua alma se aliviava; a energia pulsava e os nós se desatavam.

Perguntei a mim mesmo: "Por que não em vida?" Por que esperarmos tanto para solucionar problemas tão pequenos em relação à nossa liberdade espiritual? Por que querer atar-se a pessoas num fluido de negatividade? Por que gerar dor e sofrimento a outros?

A resposta é porque não entendemos o nosso papel diante da vida; não entendemos as leis universais, o quanto tudo é mutável; as coisas se modificam num piscar de olhos; tudo é impermanente, muda com o tempo. Em um segundo estamos aqui, em outro estamos lá.

Sentado sobre os degraus do templo percebi a infinidade da abóbada celeste repleta de estrelas; e do silêncio profundo do ambiente interno e externo, na meditação que se seguia, acalmamos a mente e paramos de falar por dentro. Começamos, então, a ouvir as palavras do Grande Arquiteto do Universo dizendo suavemente para que integrássemos a realização de uma vida cheia de paz, amor, fé e coragem e não de sofrimento, mas que louvássemos tudo aquilo que nos foi dado com tanto amor.

A mensagem havia sido dada. A transitoriedade da vida nos ensina a não pouparmos esforços para a harmonia e a paz. E o agora é o momento precioso para nos despojarmos de todas as asperezas que carregamos. Portanto, pense carinhosamente em promover dentro de você a experiência de transformar o sofrimento em paz espiritual.

Visite link
Sorteio de cds - ebooks grátis - terapia gratuita e muito mais

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa