Menu

Deus não é um bezerro de ouro!

Atualizado dia 1/22/2023 1:07:47 AM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

O barulho é a linguagem dos homens, o silêncio é a linguagem de Deus.

Que espécie de Deus você acredita que irá encontrar no barulho? Com certeza um Deus com características humanas: um Deus vingativo, combatente, vaidoso, orgulhoso e egoísta. Esse é o Deus para o qual você tem se devotado.

Enquanto Moisés buscou o silêncio do Monte Sinai para encontrar-se com Deus, os homens barulhentos construíam um bezerro de ouro para louvar.

Esse bezerro de ouro está presente no seio da humanidade desde a antiguidade e nos dias atuais ele é o baluarte de muitas religiões. Poucas instituições religiosas ensinam a importância do silêncio, recomendam a meditação e ressaltam a importância de fazermos uma inflexão em busca de respostas em nosso mundo interior.

Preferem lançar mão de preleções que instigam nossas inclinações de revolta, indignação e nos preparam para uma luta vã e inconsequente. Ao invés de pregarem o desapego e a renúncia, ao contrário, ensinam teologias de prosperidade financeira.

Talvez seja mesmo necessário convivermos com expedientes tão agressivos e grosseiros, uma vez que temos ainda tanta agressividade em nosso Ser. Na verdade, esses expedientes, talvez, apenas atendam as demandas dessa civilização, pois àqueles que estão em estado de dormência, tapas sempre ajudam o despertar.

O silêncio absoluto, onde Deus fez a morada, só será possível quando nos livrarmos da influência do mundo, quando nos desinteressarmos por nós mesmos, quando tirarmos toda a importância que damos às coisas e pessoas com as quais convivemos e quando nos rendermos. Para isso é preciso ter Fé, sair do controle e jogar-se no vazio, como um pássaro corajoso em sem primeiro voo.

Vejam que Jesus ensinou isso, falou da importância do silêncio em nossa busca por Deus:

"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em silêncio; e teu Pai, que vê em silêncio, te recompensará plenamente" Mt 6-5.


Oras, porque gastamos tanta energia articulando o que queremos de Deus se ele é onisciente e sabe de todas as nossas necessidades? Por quê tratamos esse mesmo Deus como um gênio da garrafa pronto para realizar os nossos desejos? É simples responder: porque desconhecemos Deus e acreditamos no mesmo e velho bezerro de ouro. 
 
Os homens ainda acreditam no barulho, gritam para que esse deus imaginário os escutem, acham impossível viver uma vida sem estar armado contra seus irmãos, sem lutar por conquistas territoriais, precisam de trincheiras ideológicas, crenças e tradições. Cavam buracos em busca de água em lugares errados e continuam sedentos. Desconhecem completamente a água viva que uma vez que a tomarmos jamais teremos sede. 

Deus não os abandona e nem poderia, pois está presente em cada um deles.
 
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 30


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa