DEVEMOS UM GALO A ESCULÁPIO



Autor Paulo Cesar do Sacramento
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/2/2008 10:47:41 AM
Sócrates teve que tomar o veneno chamado cicuta, ao ser condenado à morte determinada pelas autoridades daquela época.
Antes de sorver o veneno disse a um dos seus seguidores, o mais próximo e considerado seu braço direito: “não nos esqueçamos de que devemos um galo a Esculápio”. É que Esculápio era o deus da medicina e Sócrates disse que se sentia grato àquela entidade de tê-lo livrado do mal da vida com o dom da morte.
Ora, apesar de ser um grande apreciador do Sócrates, devo discordar de dois pontos cruciais:
1 – O suicídio é contra as leis de Deus porque como o nosso corpo nem nada que nós temos nunca nos pertenceram e não foram nossos pais nem nós que nos fabricamos, não podemos destruir nada que não é nosso, é como se jogássemos uma bomba na casa do vizinho. Teríamos que pagar a ele todo o prejuízo causado, o que é bem mais fácil do que ter que pagar a Deus.
Sócrates tomou o veneno porque quis porque estava doido para sair daqui. Ninguém empurrou o veneno por sua goela abaixo. Quem o condenou, foi “malandro”, passou toda a responsabilidade para ele, não foram eles que o mataram, ele é quem se matou. Se ele ficasse passivo, as autoridades é que teriam que executá-lo a pedradas, flechadas, ou seja lá o que for.
Tenho muita apreciação por ele, até porque é um dos meus inspiradores sobre introspecção, mas infelizmente foi “SUICÍDIO”.
2 –Quando Sócrates disse que o deus da medicina (Esculápio) o livraria do “mal da vida” com o “dom da morte” concordo que a morte seja um dom, desde que a vida não seja considerada um mal, como ele a considerou. Ela também é um dom tanto quanto a morte.
Se aquele filósofo vivesse nos dias de hoje, seria muito mais difícil cometer aquele erro. Afinal de contas, quase toda a humanidade, hoje, já sabe ou tem certeza que só temos um único Deus e que Ele não se venderia por um “galo”.
Paulo Cesar
Fonte: Deus
Autor: Minha Centelha Divina
02/01/2008







Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |