Dia-Logo
Autor Olair rafael da silva junior
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 25/06/2009 10:35:12
Em bom entendimento juvenil: “vamos trocar uma idéia...” O melhor instrumento para a troca de conhecimentos é ter o olhar dirigido ao mesmo ponto-de-vista! Quando as pessoas pensam e agem de maneira semelhante são favorecidas as trocas de idéias e de interesses. É assim que entramos em Harmonia e nossas ações são mais producentes e convenientes para todos!
A base dos conceitos e, principalmente dos preconceitos, que temos é advinda da vivência que tivemos na primeira infância; é esta personalidade que “pensa e decide” por nós, naquilo que se denomina linguagem materna.
A capacidade de misturar informações para (melhor) compreender os fatos e fenômenos diz o tamanho da inteligência; ou seja: mingúem nasce inteligente, ela será tão mais desenvolvida quanto o presente tiver por base o passado mais remoto (memória-experiência) e visar futuro mais longínquo (imaginação-resultado).
O ambiente familiar “forma” os caminhos por onde seguem os processos de decisão. Vão influenciar também o jeito que estas informações foram incorporadas e o modo de reagir dos órgãos internos, as reações das vísceras; enfim, como afetou o funcionamento do corpo, dos pensamentos, sentimentos, emoções, imaginação, ansiedade, medo, desejos, ou seja: a maneira que os estímulos “do exterior” formaram as reações do corpo, os estímulos internos.
As interações no ambiente familiar mostram as “relações de poder” que a criança observa, e passa a atuar de maneira semelhante no futuro. Também influenciam nos relacionamentos as condições de moradia, asseio e alimentação, e também as características herdadas.
A genética, o ambiente e a maneira de perceber os sinais captados pelos cinco sentidos são as três principais fontes da nossa persona: as máscaras que usamos conforme seja local, a hora e a pessoa. Estudos de imagem dinâmicas (PET) mostram como acontece este processo de aprendizagem, que começa ainda na barriga da mamãe (concepção), continuam muito fortes naqueles importantíssimos momentos próximos ao parto (pré e perinatal) e no primeiro ano de vida.
O “comportamento” se consolida dos três aos nove anos, mas pode ser moldado pelos pais até a puberdade. A saúde física e mental são benefícios colhidos do amadurecimento, da inteligência emocional. Mesmo adultos, crescemos na direção dos elogios, do valor que nos damos; e do que recebemos: as carícias do ego, desde que sem exageros nem superstições nem crenças nem ilusões desmedidas.
Todos moldam a nossa mente, por isto, prestar atenção naquilo que oferecemos para nossa formação pessoal e, maior cuidado ainda, às crianças, para quem somos exemplos!
""
M. Obrigado..
Avaliação: 5 | Votos: 7
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Olair rafael da silva junior Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |