Disputa de poder: em busca da igualdade

Disputa de poder: em busca da igualdade
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Teresa Cristina Pascotto

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/17/2011 2:31:27 PM


Todos nós desejamos nos sentir no poder. Falo do poder em que nos sentimos seguros e confiantes e, para reforçar isso, nos comparamos aos demais, "olhando-os de cima", fazendo questão de mostrar que somos poderosos. Aqueles que disserem o contrário, são pessoas que não se conhecem de verdade e preferem viver na ilusão de que são bons e melhores que os outros, com certeza, são pessoas que tem ausência de humildade e, provavelmente, se sentem acima disso e, portanto, crêem serem superiores a todos. A exceção a isso é no caso da pessoa que tenha buscado o autoconhecimento verdadeiro e tenha trabalhado profunda e verdadeiramente esses aspectos em si e, por isso, já esteja livre dessa questão.

Essa necessidade de poder é proveniente de nosso sentimento de inferioridade. Todos nós, em muitas circunstâncias de nossa vida, nos sentimos inferiores aos demais. Diante desse sentimento, que nos traz sensações muito desagradáveis, ficamos ressentidos conosco, por acharmos que não somos bons o suficiente, e com a pessoa que nos fez sentir inferiores, principalmente se esta fizer questão de nos provocar o sentimento de inferioridade. Este sentimento, invariavelmente, nos leva à raiva. Quando estamos na raiva, ela nos impulsiona a sairmos da sensação esmagadora da inferioridade e o combustível que usamos para isso, é um forte desejo que nos impele a provar ao outro que somos melhores do que ele e, obviamente, superiores.

Aquele que está se sentindo superior, acredita que é melhor do que o outro e que isso lhe traz segurança, porém, isto é falso, pois se a pessoa é de verdade segura, ela não precisa buscar e provar a pseudo-superioridade sobre os demais.

Assim, dentro dessa dinâmica interior cheia de sentimentos e emoções conflitantes, não conseguimos ter outro impulso para sairmos do sentimento de inferioridade, a não ser partirmos para a busca da superioridade e de provarmos ao outro o quanto somos superiores. Isso nos motiva e nos instiga a prosseguir.

Quando nos sentimos seguros, dentro de alguma área de nossa vida, o sentimento de poder pela superioridade que acreditamos que isso nos traz, nos faz sentir muito energizados. Toda a disputa de poder se baseia na necessidade de nos sentirmos energizados, tudo que buscamos, é energia, para nos sentirmos vivos. Em ambientes em que as pessoas nos acham poderosos, aceitam essa condição e nos elegem como modelo daquilo que gostariam de ser, buscam em nós a referência "do sucesso e do poder", algumas passam a se aproximar para "copiarem o modelo" ou nos procuram pedindo ajuda, conselhos, orientações, procuram criar uma amizade conosco, acreditando que serão melhores se forem como nós, é como se quisessem pegar carona na nossa superioridade. Isto, se não formos conscientes e humildes, poderá nos levar a uma sensação prazerosa de poder e pseudo-segurança, a energia que os outros emanam em nossa direção quando nos admiram e nos invejam por termos conquistado um lugar de poder e de destaque, nos abastece e isso nos estimula. Mas, obviamente, isto não é equilíbrio e não se sustenta.

Se convivemos com pessoas inseguras, que não conseguem ter confiança em si mesmas para conquistarem o mesmo que nós, e se alimentarmos esse seu sentimento de inferioridade, nos mostrarmos sempre superiores, essas pessoas passam a aceitar totalmente nossa superioridade, sem contestar, e basta que estejamos presentes para que elas se "diminuam" e se lembrem sempre de que não são como nós e que nunca serão. Em casos mais extremos, essas pessoas passam a nos endeusar por sermos aquilo que elas gostariam de ser. Passamos a ter poder sobre elas e a viciar nisso, pois se elas precisam de nós, nosso Ego entende que isso significa que sempre seremos superiores a elas e não sofreremos as dolorosas sensações de inferioridade. Porém, se não tomarmos consciência de que isso não está dentro da Lei Divina e não tentarmos buscar o equilíbrio e a humildade dentro disso, isto trará grandes malefícios para nós. Tudo poderá vir a ruir, pois nada que está fora da Lei Divina, se sustenta.

A conquista de uma posição de segurança em nossa vida, por si só, deveria nos bastar, isto quer dizer que quando simplesmente "somos", deveríamos apenas apreciar a dádiva desse estado de ser que é natural e proveniente de nosso Eu Real, sem precisarmos exibir para os outros nossa posição ou mantê-los abaixo de nós para que possamos nos sentir acima. Quando nosso Ego é colocado em seu devido lugar, nosso Eu Real assume as rédeas de nossa vida e não sentimos mais medo de perdermos o poder para os outros.  Assim, se os outros, por estarem próximos a nós, passarem igualmente a se elevarem e a conquistarem os seus lugares de segurança e poder pessoal, continuaremos nos sentindo seguros, sem a sensação de perda.

Se oferecermos oportunidades aos outros, isto trará equilíbrio e união, cada um apenas estará focado em suas conquistas, sem se preocupar com as conquistas dos outros, sem medir forças e, ainda, oferecerão aos outros possibilidades e ajuda para que continuem a se elevar, um ajudará ao outro, ninguém será melhor do que ninguém e não precisaremos nos preocupar em avaliar e medir a elevação do outro para usarmos isso como referência para a medida do quanto nos elevamos. Simplesmente nos ateremos apenas àquilo que está acontecendo em nossa vida, se estivermos nos sentindo seguros e "elevados", não precisaremos medir o tamanho da nossa elevação nos comparando com o tamanho da elevação do outro. Simplesmente nos sentiremos bem diante de nossa posição alcançada e, se olharmos para a posição que o outro alcançou, caso essa seja "num patamar acima" do nosso (isto não significa superioridade), poderemos admirar a pessoa e apenas desejar alcançar aquilo também. Isto é saudável, pois olhando para o outro que se elevou um pouco acima, isto nos será útil no sentido de encontrarmos ali um exemplo de elevação e descobriremos que é possível subir mais, isto nos fortalecerá, sem queremos aquilo que é do outro. Diante disso, o outro não se sentirá ameaçado em ser "derrubado" de seu lugar por nossa inveja e não haverá necessidade de disputa entre nós.

Assim, dentro deste Universo em que todos se sentem iguais e olham uns para os outros apenas para saberem que é possível e para sentirem impulsos de coragem para continuarem suas trajetórias, nossos ambientes se tornarão muito saudáveis e estaremos sempre nutrindo-nos mutuamente, oferecendo nosso exemplo e até mesmo nossa ajuda, e recebendo igualmente. Criaremos então, com humildade e coragem, nosso Universo de relações saudáveis, sem disputa, sem necessidade de nos sentirmos mais poderosos que os outros. Se e quando nos sentirmos poderosos, será apenas no sentido de reconhecermos e assumirmos, com humildade, nosso poder pessoal. Isto traz segurança e autoconfiança.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home