Divórcio e Dor

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Edite Spiess Psicoterapeuta Holística

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/20/2007 4:15:29 AM


Por estar muito envolvida com várias pacientes, com problemas sérios que atingiram o seu lado psicológico, e por ter como prioridade a dedicação a minhas pacientes, tenho andado um pouco afastada de nosso site tão querido, que tantas informações valiosas nos proporcionam; porém, sei que maravilhosos articulistas têm muito a escrever para o aprendizado de nossos assíduos leitores.
Voltando ao relato de minha paciente Sonia e vendo a quantidade de e-mails que respondi, desde o momento que este relato foi ao ar, gostaria de expor agora, não o fato de minha paciente, mas sim falar sobre a separação de um casal e toda a dor que este ato traz; não só para o casal, mas também e, principalmente, para os filhos.

Hoje, estou tratando dos dois filhos desta minha paciente também, pois o desajuste, causou uma agressividade e revolta muito grande nos seus filhos.
O elo que unia esta família se partiu e somente com uma terapia profunda nos sentimentos desta mulher que é o pilar-mestre desta família e também um auxílio efetivo a estes filhos, poderemos resgatar as suas identidades, referências e até mesmo o sentido da palavra “Amor”, que ficou sem significado diante deste sofrimento.

As crianças e os jovens, nunca estarão preparados o suficiente para uma escolha de perda, pois a separação sempre é uma opção: “Com quem devo ficar?” ”Como será minha vida sem ter a ambos para me orientar?”
Dentre tantas perguntas que o cérebro infantil ou juvenil se faz, talvez sejam estas, as que causem mais medo.

O intuito desta matéria, não é cobrar a abnegação de nenhuma parte do casal e sim solicitar uma reflexão de ambos.
Muitas coisas boas ficam perdidas na rotina estressante de um casamento; muitos carinhos negados, muitos afetos e palavras gentis são reprimidas na correria do dia a dia...

Porém, a reflexão maior que deve ser feita por um casal quando está namorando ou vivendo junto, deve ser a certeza da cobrança da realidade; que o amor romântico do tempo de namoro precisa ser cultivado; que tanto o homem, quanto a mulher tem o dever de manter a chama do amor e da paixão acesas, para que estas queimem todos os problemas diários e não permitam que a distância e o desamor se instalem em uma relação.
O primeiro passo é a verdade incondicional, a conversa franca: Não deixar nunca que os problemas se acumulem como processos sobre a mesa de um juiz, que um dia os lerá e os avaliará de uma forma distante e pouco participativa.

Cada problema tem e deve ser tratado com honestidade de ambas as partes, no dia que ele surge. Não deixe para conversar amanhã.

Ao engavetarmos problemas, estamos somando mágoas e assuntos mal resolvidos e um dia nesta gaveta não caberá nem mais uma folha e, aí sim, virá a dor e o inevitável “DIVÓRCIO”.

Grandes amores definham como rosas secas pela falta de diálogo e com isso todos pagarão. Marido, mulher e filhos.

Uma família desestruturada é como um barco sem rumo, que ninguém sabe onde irá aportar.

Nós, pais, não temos o direito de destruir mentes em formação, que ainda não têm a segurança necessária para viverem longe de um ou de outro, pois seus pobres corações ficam divididos e sem saber a quem dar razão ou com quem ficar.

Nenhum motivo é justificável para se abandonar uma família, onde existam filhos.

Nós, como adultos, muitas vezes, não suportamos a perda, pelo grande amor que dedicamos ao parceiro(a), como, então, exigir de jovens uma maturidade que ainda nem nós temos?

Está provado por inúmeras pesquisas feitas, tanto nos EUA como em outros países e até esboços feitos no Brasil que a grande maioria dos jovens, viciados, criminosos e destituídos de quaisquer valores morais, vêm de famílias totalmente desajustadas onde encontramos ou casamentos violentos ou pais separados.

Antes de colocar filhos no mundo, pense se sua relação é mesmo estável e pode ser para sempre; se os defeitos que cada parceiro tem são suportáveis e superáveis para o outro e, mesmo assim, depois de tanta análise, ainda pense: "que todas as suas certezas de hoje, podem ser as incertezas de amanhã!"

Continuamos disponíveis em nosso e-mail, para ajudar a todas as pessoas que estejam passando por este problema, sem nenhum custo.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Edite Spiess Psicoterapeuta Holística   
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home