E os índios observavam... perplexos! (1)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 06/03/2009 22:32:23
Hoje, preocupados com o futuro do planeta e com a qualidade de vida de nossos netos e bisnetos, nos questionamos a respeito da sanha depredadora do homem em relação ao seu planeta que é a sua morada. Porque há séculos poluímos o ar, os oceanos e rios, devastamos as florestas e predamos a fauna a ponto de várias espécies estarem condenadas à extinção? Tentamos mas não encontramos respostas fáceis para a difícil tarefa de revertermos o caótico quadro que se desenha para as futuras gerações de terráqueos.
Na história da colonização norte americana, há mais de um século, quando começaram a se intensificar as investidas do homem branco em terras indígenas, que geraram conflitos armados entre os nativos e o exército americano que "limpava" terreno para facilitar o caminho das caravanas, estabeleceu-se um violento choque cultural que revelou uma abismal distância entre os valores ético-espirituais dos denominados "selvagens" e os valores do homem branco civilizado. Registros históricos informam-nos que os índios, perplexos, observavam a ação destruidora do civilizado sobre a natureza que eles tanto amavam.
O profundo conhecimento da natureza, associado à espiritualidade impregnada em suas vidas, emprestavam aos índios norte americanos uma aura de sabedoria. No entanto, à medida que o homem branco invadia cada vez mais seus territórios, eles se deparavam com uma cultura completamente estranha, alicerçada em valores por eles desconhecidos e que os deixavam chocados e atônitos, sem entenderem porque o homem civilizado destruía a natureza para sobreviver... e o registro dessa "perplexidade", assim como a sabedoria ancestral, baseada na espiritualidade, encontramos nas falas de representantes de algumas nações indígenas, conforme veremos a seguir.
SOBRE O DINHEIRO
"Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado; aí sim eles verão que dinheiro não se come".
Touro sentado, chefe Sioux
O CÍRCULO DA VIDA
"Vocês devem ter notado que tudo que o índio faz movimenta-se em círculo ou tem forma de círculo. O poder do mundo trabalha sempre de forma circular e tudo tende a ter a perfeição do círculo. O céu é redondo e a terra também, bem como as estrelas. O vento rodopia e os pássaros constróem os seus ninhos de forma circular; as leis deles são semelhantes às nossas. Até mesmo as estações seguem uma grande roda nas suas mudanças, voltando sempre ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo: de uma infância a outra. E assim é em tudo onde o poder se movimenta".
Alce negro, xamã Oglala Sioux
O GRANDE ESPÍRITO
"No começo de tudo a sabedoria e o conhecimento pertenciam aos animais, pois o Criador não falava diretamente com os homens. O Grande Espírito tinha enviado certos animais para dizer aos homens que Ele se manifestava na luz do sol e da lua, na água e na terra, nas plantas e nos animais. E através disso tudo o homem devia aprender, pois tudo falava sobre o Criador".
Eagle Chief, líder dos Pawnee
A AUTO-CURA
"A preparação para a cura requer um período especial de jejum, renúncia, agradecimentos, sacrifício, exercícios devocionais. O propósito é vencer as paixões da carne e fortalecer o espírito. A abstinência e o rigor físico limpam o corpo e a concentração mental purifica a mente, alinhando assim a matéria e o espírito. Desta forma, a mente individual pode entrar em contato com o poder de cura do Grande Espírito".
Wooden Leg, Xamã Cheyenne
O PROPÓSITO DA VIDA
"Tudo na vida tem um propósito, cada doença uma erva para curar, cada pessoa uma missão a cumprir. Esta é a concepção dos índios sobre a existência".
Christine Quintasket, índia salish
OS FILHOS
"Lembre-se que seus filhos não são sua propriedade, eles foram apenas confiados à sua guarda pelo Grande Espírito".
Provérbio Mohawk
A LIDERANÇA
"Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira segui-lo. Ande ao meu lado para podermos caminhar juntos".
Provérbio Ute
AS LEIS
"As leis dos homens mudam de acordo com o seu conhecimento e compreensão. Apenas as leis do espírito permanecem sempre as mesmas".
Provérbio Crow
COMPRA E VENDA
"Como é que se pode comprar e vender o céu, o calor da terra? Essa idéia me parece estranha. Se não possuímos a pureza do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo de pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra da floresta densa, cada clareira e inseto que zumbe são sagrados na memória e experiência de meu povo. Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro e o homem, todos pertencem a mesma família".
Chefe Seattle
SENTIMENTOS
"Soube que pretendem colocar-nos numa reserva perto das montanhas. Não quero ficar nela. Gosto de vagar pelas pradarias, nelas me sinto livre e feliz; quando nos estabelecemos, ficamos pálidos e morremos. Pus de lado minha lança, o arco e o escudo, mas me sinto seguro na sua presença. Disse-lhes a verdade. Não tenho pequenas mentiras ocultas em mim, mas não sei como são os comissários. São francos quanto eu? Há muito tempo, esta terra pertencia aos nossos antepassados, mas quando subo o rio, vejo acampamentos de soldados em suas margens. Esses soldados cortam a nossa madeira, matam nosso búfalo e, quando vejo isso, meu coração parece partir, fico triste. Será que o homem branco é uma criança que mata sem se importar e não come o que matou? Quando os homens vermelhos matam a caça, é para que possam viver e não morrer de fome."
Satanta, líder dos Kiowa
SOBRE A "GUERRA"
"Essa guerra não surgiu aqui em nossa terra, esta guerra foi trazida até nós pelos trilhos do Pai Grande que vieram tomar nossa terra sem pedir preço e que, em nossa terra, fizeram muitas coisas más. O Pai Grande e seus filhos culpam-nos por estes problemas. Nossa vontade era viver aqui, em nossa terra, pacificamente, e fazer o possível pelo bem-estar e prosperidade do nosso povo, mas o Pai Grande encheu-a de soldados que só pensavam na nossa morte. Alguns do nosso povo que sairam daqui de maneira a poder mudar alguma coisa, e outros que foram para o norte caçar, foram atacados por soldados do outro lado, e agora quando desejam voltar, os soldados se interpõem para impedi-los de voltar ao lar. Parece-me que há um caminho melhor para ambos os lados reunirem-se sem armas e conversar sobre isso., e encontrar algum modo pacífico de resolver".
Sinte-Galeshka, dos Sioux Brutés
Continua...
Psicanalista Clínico e Interdimensional
flaviobastos
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |