Educar para o bem!



Autor Helenilton Luiz C. de Sales (Lé de Sales)
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 21/09/2006 15:14:12
Educadores renomados em todo o mundo como Paulo Freire, preconizaram uma educação onde o meio social e os recursos nele encontrados são instrumentos na construção do conhecimento. Ocorre, no entanto, que questionamentos se tornam inevitáveis, como educar para o bem, em meio ao caos?
Será possível, a partir de uma realidade injusta, edificar um conhecimento que não reproduza essa realidade? Outros tantos, voltados a esse viés, poderiam ser propostos, não fosse uma notória afirmativa: A finalidade da educação formal não é possibilitar um homem livre e consciente, mas sobretudo garantir as diferenças sociais a partir do condicionamento das potencialidades do homem.
Assim sob um olhar diferenciado, é possivel compreender as intenções ideológicas inseridas na formação do homem conteporâneo. Portanto de nada adianta se iludir quanto a uma educação libertadora, se em sua entrelinhas está o germe da alienação e do conformismo. Honrosos são os esforços de educadores a fim de criar uma consciência crítica no discente, que possa torná-lo mais feliz e realizado.
Assim como frustrantes são seus intentos, pois esbarram em um modelo capitalista e imediatista, ao qual esses jovens se vêem vinculados desde muito cedo.
Talvez educar para o bem estar de todos os homens, seja uma tarefa que ainda não esteja ao nosso alcance. Contudo educar-nos para o bem, só depende de cada um.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 5




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |