Em busca da libertação
Atualizado dia 1/7/2019 1:42:23 PM em Autoconhecimentopor Paulo Tavares de Souza
Você perceberá um sentimento de liberdade que deixará a sua alma mais leve e ainda irá notar que todo o poder que, antes, era transferido para fora ou para o outro, agora volta para você.
Tudo isso significa que você conseguiu sentar-se no trono do próprio ser e tomar conta de todo esse Reino que sempre lhe pertenceu e não precisa mais orientar-se por conselhos limitantes, provenientes de velhas vozes em sua cabeça. Agora, você está no comando, não há mais regras, padrões, normas ou modelos externos que possam conduzi-lo; você dita as regras, você faz as escolhas, simplesmente porque você conseguiu sair da cabeça e chegar ao coração.
Se você conseguir chegar a esse estado irá perceber que não precisa mais de controle, já sabe exatamente como se portar, já conhece a dinâmica perfeita das relações humanas, não tem mais nenhum interesse em lutar ou mudar o curso das coisas, pois a sua expansão lhe permitiu ver que você não é apenas uma pessoa, mas uma expressão de todo o cosmo.
Talvez irá lembrar-se do tempo em que viveu acuado, com medo de tudo e de todos, escondendo-se das pessoas, procurando sempre os cantos, calado e acorrentado pela própria insegurança, nesse momento, uma sensação de prazer indescritível será notada em seu coração e você irá entender qual é a sua verdadeira natureza. Tudo isso irá lhe mostrar quem de fato és.
Esse encontro com o seu verdadeiro Eu só é possível através da renúncia do ego, pois esse falso eu é o único responsável pela prisão em que escolhestes viver. O ego é um construto mental de conceitos, valores, certezas e modelos que emprestam todas as características da nossa personalidade artificial.
O ego te obriga a seguir uma cartilha perversa, ele não leva em consideração o seu bem-estar, pelo contrário, só se preocupa com os próprios sonhos, pois vive apenas em busca de prazer e êxtase. Desta forma, ele exige que você se ajuste às exigências externas, siga os padrões do grupo, encaixe-se de forma adequada, participe, pertença, sujeite-se aos imperativos necessários, deseje, deseje, deseje e acredite piamente que a realização está no mundo que te rodeia.
O ego não é nada, você não é nada, eu não sou nada, toda essa realidade é um sonho, mas como convencer os que continuam presos na caverna que o mundo verdadeiro não é esse?
Jim Carrey tem sido ridicularizado pela mídia desde que disse que o mundo não é real e que ele não existe. Na verdade, ele descobriu que não é a voz presente em sua cabeça, mas aquele que a ouve. Percebeu que nunca foi um ator, participando de um espetáculo, mas o espectador. Notou que seu verdadeiro eu não está no palco, mas na poltrona. Deixou de ser o objeto quando descobriu que é o sujeito.
Esse tipo de despertar de consciência não é raro, o difícil é manter-se nele.
A Graça irá surgir para todos e cada um alcançará em seu tempo. Será como Jesus explica nas escrituras, comparada ao homem que encontra um tesouro em um campo e depois passa a vida buscando recursos para comprar esse campo e ser dono definitivo desse tesouro.
Renunciar ao mundo é o caminho. Isso inclui tudo, principalmente a influência do meio. Por isso, quem alcançar o estágio de não afetar-se mais com aprovações, julgamentos, avaliações etc., certamente estará na ante-sala da libertação.
Estamos presos a tudo aquilo que valorizamos, sejam coisas ou pessoas. Vivemos no cárcere desse ouro de tolo. Não percebemos que nada deveria ter o poder de nos controlar. A busca incessante por conquistas apenas nos distancia da realidade.
Como dizia o poeta português Fernando Pessoa:
“Liberdade depende de renúncia, não querer é poder!”.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |