Em Defesa dos Valores Cristãos e da Ética - Cont.



Autor João José Baptista Neto
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 28/03/2010 12:24:36
CONTINUAÇÃO
3. Educação
A história dos ideais políticos e a história dos fatos políticos nos ensinam que quando o Estado se propõe a atuar, e atua como educador da sociedade e da nação se coloca em uma perigosa dependência, que o leva a cair na tentação de um totalitarismo radical. O princípio do laicismo como expulsão da religião do espaço público deriva da comprenssão da ética pública como ética dos mínimos que transcende qualquer visão religiosa da existência humana e sua possível manifestação social.
Por definição a ética de mínimos postulada no atual sistema educativo exige sustentar e aplicar o princípio de laicidade expressa, muito distante da neutralidade religiosa como princípio constitucional que obriga ao Estado à cooperação com as confissões mais arraigadas na sociedade espanhola (art.16.3 CE).
Entendemos que o Estado não deve pretender educar os neófitos em questões morais, como assim o dispõe os tratados internacionais sobre Direito à Educação, transmitindo uma forma de ver a vida que nada tem a ver com com a de milhões de famílias cristãs em nosso país. É por isso que defendemos o direito de eleição por parte dos pais de que educação recebem seus filhos, e defendemos o direito à objeção de consciência por parte dos alunos a matérias como Educação para a Cidadania.
4. Crise econômica e greve
Vivemos numa sociedade na qual não se valoriza o indivíduo como pessoa, onde se antepõe o ideal de existência que antepõe a toda a produtividade. Entendemos que o desenvolvimento se quer ser realmente humano deve estar focado e ordenado à consecução de um bem comum, é necessária de forma urgente em nossa sociedade a civilização da economia, é prioritária uma economia mais solidária que não baseie seus princípios na produtividade sem medida. A economia necessita de ética para seu correto funcionamento, fazendo uma valoração equitativa do trabalho humano como um elemento do benefício produtivo, não só como uma valoração simples.
5. Ética e moral na vida pública
A religião cristã pode conrtribuir para o desenvolvimento cultural, social, econômico e político. A negação às pessoas ou aos grupos de professar publicamente sua religião tem consequencias negativas. No laicismo e no fundamentalismo se perde a possibilidade de diálogo e colaboração entre a fé e a razão. A razão tem a necessidade da fé para manifestar seu rosto humano, e mais que nunhuma a razão política que em demasiadas ocasiões se cr^onipotente e ensina seu aspecto mais opressor e agressivo. Estamos em um momento histórico de depreciação da política, e onde a apologia dos direitos individuais é manifesta frente ao bem comum. O problema se centra hoje na necessidade de sanear o exercício da política, que entrou em um processo quase necessário de corrupção.
Como cristãos, cremos que o mundo não é fruto nem da necessidade nem da casualidade, senão que é um projeto de Deus. Daí que advogamos pela união dos homens num projeto comum em busca em busca do bem comum, onde não cabem a corrupção, a exclusão da fé de nossas sociedades, nem o individualismo belicoso em busca unicamente do benefício próprio.
A partir do Grande Priorado da Espanha da OSMTJ, nos oferecemos para trabalhar na consecução destas idéias e em defesa de nossa religião e seus princípios éticos e morais, uma relgião eleita livremente e praticada de acordo com cada consciência, tudo isso para conseguir um mundo melhor e dar maior Glória a Deus.
O Grande Priorado da Espanha pede a todos os espanhóis de boa vontade, cujos valores e ética sejam coincidentes com estes princípios, se somem a esta iniciativa e trabalhem junto a nós para fazer uma sociedade mais justa e solidária.
"Non Nobis Domine, non Nobis, sed Nomini tuo da Gloriam"
Em Almeria, aos vinte dias do mes de março do ano do Senhor de dois mil e dez. Anno Templi DCCCXCII









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |