Encontro consigo mesmo
Atualizado dia 7/3/2015 8:55:14 PM em Autoconhecimentopor Leandro José Severgnini
A vida de Buda é verdadeiro manual de instruções de como alcançar a realização espiritual. Na minha opinião, nenhum outro mestre foi tão simples e objetivo quando o assunto é iluminação e autoconhecimento. Sua passagem sobre a Terra foi de grande valia; não é à toa que seus ensinamentos já resistem há mais de vinte e cinco séculos.
É uma característica própria do ser humano a busca pela realização. É algo tão próprio no instinto do homem que quase se compara ao instinto de sobrevivência. O homem procura a todo custo se realizar profissionalmente, afetivamente, espiritualmente. Mas por que são tão poucos aqueles que conseguem se realizar? E, além do mais, será que a realização que conhecemos é de fato uma realização plena? Será que a realização de uns não implica na derrota de outros? Se for, como pode esta "realização" trazer paz de espírito àquele que a alcança?
A verdade é que nenhuma situação terrena pode oferecer realização plena a quem quer que seja; isto não é próprio da natureza da matéria. É por isso que aqueles poucos que alcançaram a realização espiritual acabaram tornando-se mestres e seus nomes não se apagaram na história - Jesus, Buda, Lao-Tsé, Confúcio, Sócrates, apenas para citar alguns.
De alguma forma, a maioria de nós intui que a felicidade e júbilo que procuramos é algo que não pode ser alcançado através de conquistas materiais, profissionais ou acadêmicas; que a bem-aventurança, na verdade, é de outro lugar. Mas isso não significa que seja inacessível para nós. Muito pelo contrário! Ela é tão ou mais acessível que qualquer outra coisa, pois ela apenas exige que olhemos para dentro de nós mesmos, investigando e identificando carências morais e suprindo-as pela força da consciência. Esse encontro consigo mesmo é o "segredo" de todos os mestres, aquilo que tornava-os plenamente realizados. Afinal, não pode existir nada mais compensador do que tomar consciência de sua natureza eterna, pois este estado é pura graça e beatitude.
"Algum dia, torturado pela realidade exterior, desesperado por ter visto tudo e não ter encontrado nada, inevitavelmente você se voltará para dentro". Osho
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 10
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito". E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |