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Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XI

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Autor Marcos Spagnuolo Souza

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 8/18/2007 10:03:35 PM



O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 AC. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo vamos continuar evidenciando o conhecimento do sábio vedanta Phahlada Maharaja para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Prahlada Maharaja

Mesmo que alguém que possua riquezas, família aristocrática, beleza, austeridade, educação, habilidade sensorial, esplendor, influência, força física, desvelo, inteligência e poder místico não satisfaz a Suprema Personalidade de Deus, no entanto, qualquer pessoa pode satisfazer Deus simplesmente através do serviço devocional.

Existem muitos remédios materiais que ajudam as almas corporificadas a escapar da vida miserável, todos esses remédios encontrados no mundo material são, no entanto, mais miseráveis do que as próprias misérias. Todos os remédios materiais que objetivam a salvação da alma corporificada são ilusórios. O único remédio é ocupar-se no serviço a Suprema Personalidade.

Todas as almas corporificadas que estão sob os modos da natureza material sofrem as influências da bondade, paixão e ignorância. Todos, desde a maior personalidade até a pequena formiga, trabalham sob a influência destes modos, todos são influenciados pela energia material. A causa pela qual elas trabalham, a meta que escolhem e o processo que utilizam para atingirem suas metas, tudo não passa de manifestações da energia material. Devido ao conceito de vida corpórea, as almas corporificadas são desamparadas pelo Supremo e nada podem fazer em prol de sua melhoria. A única maneira de escapar desta rede de energia material é praticando serviço devocional para a Suprema Personalidade. O serviço devocional aproxima a alma corporificada de Deus.

Neste mundo material, toda alma corporificada deseja alguma felicidade futura, que é uma miragem no deserto. Quanto ao corpo ele é mera fonte de várias doenças. Devido à associação com sucessivos desejos materiais a alma corporificada cai num poço camuflado, cheio de serpentes. A energia material pode apenas doar felicidade temporária.

A vida sexual é comparada à fricção das duas mãos que tentam aliviar suas coceiras e os materialistas pensam que essa coceira é o nível de felicidade máxima, embora, na verdade, ela seja uma fonte de angústia. A língua sente-se atraída a pratos saborosos, o tato gosta de acariciar coisas suaves. O estômago, embora cheio, fica querendo mais alimento, e o ouvido sente-se atraído às canções apaixonantes. O olfato sente-se atraído a odores agradáveis, os olhos inquietos sentem-se atraídos por cenas de gozo dos sentidos, e os sentidos ativos deixam-se atrair por qualquer coisa. Não apenas o corpo é ilusório, mas, também as opulências mundanas, poderes místicos, longevidade e prazeres matérias. Tudo que é ilusório é destruído pelo tempo poderoso.

A alma corporificada cai repetidamente no rio da energia material e padece as dores do nascimento e da morte além de se alimentar de comidas asquerosas. Preocupante é a vida dos tolos que andam as voltas com planos visando à obtenção de felicidades materiais como a manutenção de suas famílias, das empresas, da sociedade e do país.

Toda alma que a ignorância tenha forçado a entrar no mundo material pode purificar-se ao oferecer orações a Suprema Personalidade. Através do conhecimento védico a ignorância pode ser dissipada e compreender que toda causa e efeito presente na manifestação cósmica pertence à Suprema Personalidade, assim sendo, o sábio presta serviço devocional unicamente à causa eterna e imutável que é Deus. O principal objetivo da vida é livrar-se dos repetidos nascimentos e mortes e a liberação pode ser atingida através do serviço devocional a Deus.



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