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Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XVI

Atualizado dia 10/13/2007 12:24:32 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


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O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 a.C. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo evidenciamos os conhecimentos de Narayana Rsi para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Narayana Rsi

O Supremo é a base última de toda a existência. O Supremo é distinto das manifestações materiais grosseiras e sutis, sendo a realidade subjacente a todas elas. O Supremo permanece inalterado enquanto todas as coisas criadas são geradas Dele e acabam dissolvidas Nele. As almas de inteligência imaculada, que estão cem por cento livres de apegos materiais, compreendem que o Supremo é a realidade permanente entre todas as impermanentes formas de vida.

Dentre os seguidores dos métodos estabelecidos por grandes sábios, aqueles com visão menos refinada adoram o Supremo como presente na região do abdome, enquanto outros adoram-No como presente no coração. Outros adoram no topo da cabeça onde podem percebê-Lo diretamente. Outros conseguem atravessar o topo da cabeça rumo ao destino supremo alcançando aquele lugar do qual jamais voltará a cair neste mundo, na boca da morte.

A alma individual, embora habite os corpos materiais que criou para si mesmo por meio de seu carma, de fato não é coberta nem pela matéria sutil nem pela matéria grosseira. A alma é parte integrante do Supremo e possuidora de todas as potências eternas. Tendo determinado que a alma é parte integrante do Supremo os sábios eruditos ficam imbuídos de fé e adoram o Supremo que é a única causa da liberação.

Almas afortunadas obtêm alívio da fadiga da vida material mergulhando no vasto oceano de néctar que é o conhecimento das várias manifestações do Supremo no mundo material para ensinar a insondável ciência da alma. Essas almas raras, indiferentes mesmo à liberação, renunciam à felicidade do lar e da família para viverem em associação com devotos da Suprema Personalidade que são como cisnes deleitando o Supremo. Pelo simples fato de pensar no Supremo a alma condicionada pode conseguir a liberação.

Almas condicionadas que deixam de deleitarem-se com o Supremo cometem suicídio espiritual ao adorarem a ilusão. As almas condicionadas que persistem por sucesso no irreal continuam a vagar por este terribilíssimo mundo, assumindo vários corpos degradados.

Todos neste mundo nasceram há pouco tempo e logo morrerão e no curto espaço de tempo supostas autoridades declaram que a matéria é a origem da existência, que a alma é mortal e que pode ser destruída, que as transações materiais constituem a realidade. Todas as pessoas que defendem essas idéias materialistas baseiam em idéias equivocadas que escondem a verdade. O conceito de que a alma é produto dos modos da natureza não passa de mero resultado da ignorância.

Os modos da natureza governam o mundo material e não o mundo transcendental ou espiritual. Os modos da natureza embora pareçam reais, não passam de uma superimposição dos conceitos da mente sobre a realidade absoluta e qualquer conhecimento que se obtenha por meios materiais é imperfeito.

O Universo material não existia antes de sua criação e não existirá mais depois de sua aniquilação. Assim sendo, o Universo material é uma manifestação passageira e aqueles que fundamentam seus conhecimentos nesta manifestação finita são pessoas menos inteligentes.

A manifestação material é ilusória em decorrência de sua impermanência e a impermanência do mundo material incita a alma corporificada a abraçá-la fazendo com que a alma seja envolvida e assuma formas compostas das qualidades materiais. Subsequentemente a alma corporificada perde todas as suas qualidades eternas e passa a sujeitar-se à impermanência do mundo finito.

A alma corporificada vêm a existir somente quando a alma combina com a matéria, assim como bolhas se formam quando a água se encontra com o ar. A mente nasce da ligação da alma com a matéria sendo comparada com um cavalo impetuoso que mesmo regulando os sentidos e a respiração não é possível controlá-la. A alma corporificada que neste mundo material tenta domar a mente descontrolada, mas abandonando o Supremo, depara com centenas de obstáculos no cultivo de várias práticas penosas. É comparada com um mercador num barco no oceano que não contrata um timoneiro. A alma corporificada que não consegue apreciar a verdade Suprema continua atrás dos prazeres da vida.

O Supremo se revela como Superalma no interior de cada alma para aquela corporificada que se refugia no Supremo que é a personificação de todo prazer transcendental. A alma corporificada que não consegue se desvencilhar dos vestígios materiais, embora a Superalma esteja presente em seu interior, é como se fosse uma jóia usada no pescoço de um homem que esqueceu totalmente que ela está ali.

O castigo para a alma corporificada que não volta ao Supremo é o constante nascimento e morte nos corpos materiais e a impossibilidade de alcançar o reino eterno. A morte nunca afasta da alma corporificada que não possui consciência do Supremo.

Texto revisado por Cris

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