Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XVII
Atualizado dia 10/14/2007 1:57:15 AM em Autoconhecimentopor Marcos Spagnuolo Souza
Sukadeva Gosvami
Deus
Deus não possui uma forma material. As pessoas menos inteligentes implantam concepções corpóreas materiais em Deus, o que não é correto. Quem possui um pobre conhecimento não entende a natureza transcendental de Deus.
As atividades de Deus são sempre imaculadas e plenamente onipotentes. Ele cria os universos manifestos, os mantêm e os aniquila, sem ser afetado. Ele está dentro de todo ser vivo e é sempre independente. Deus no interior de cada alma é denominado de Superalma, assim sendo, Deus se manifesta no interior de cada alma individual e se personifica nos Vedas, nas escrituras religiosas e nas austeridades. Deus que é louvado como o Ser Supremo ou a Alma Suprema é a fonte suprema da Verdade Absoluta.
Universo Transcendental
Além do universo material há uma manifestação transcendental mais sutil que a forma mais sutil que o ser humano conhece denominada de universo transcendental. O universo transcendental não tem começo, não tem estágio intermediário e não tem fim; por isso está além dos limites de expressão ou da especulação mental sendo totalmente distinto da concepção material.
Para penetrar no universo transcendental é necessário o corpo espiritual que é um corpo de luz próprio para viver no referido universo. Diante da existência do universo transcendental os transcendentalistas estão interessados no corpo de luz, o corpo eterno que permite à alma viver no universo divino. A alma adquirindo o corpo eterno ou de luz possui a liberdade de se movimentar nos mundos materiais e além dos mundos materiais, não conhecendo restrições do espaço e tempo.
Pessoas Avançadas Espiritualmente
Os transcendentalistas possuem uma consciência pacífica. Eles mantêm sob controle seus sentidos e suas mentes e, sem quaisquer dificuldades, alcançam o caminho de libertação, o caminho que leva de volta ao Supremo. Os transcendentalistas possuem uma consciência pacífica e estão libertos da contaminação material.
São almas auto-realizadas que possuem a mente controlada e estão perfeitamente satisfeitos com as necessidades básicas da vida. Eles não desfrutam dos sentidos e estão em rápido avanço em direção ao encontro com Deus.
Eles sabem que este mundo material é perecível. Em transe, eles compreendem a verdadeira posição deste mundo e pregam a verdade que viram através de suas experiências transcendentais. Estão iluminados pelo conhecimento perfeito através do qual entendem a Suprema Verdade Absoluta e salientam que o caminho materialista é a fonte de onde se originam as misérias materiais que proliferam tanto nesta vida quanto na próxima.
O Ser Humano
O ser humano é uma alma corporificada que possui o corpo material grosseiro e além do corpo material grosseiro possui outros corpos sutis que são invisíveis, inaudíveis e imanifestos para os sentidos físicos. Além do corpo grosseiro e dos corpos sutis existe a alma que possui sua forma além das formas sutis. Quando a alma experimenta, através da autorealização, que o corpo grosseiro e os corpos sutis nada têm a ver com a sua própria existência ela vê a si mesma e a Deus e torna-se uma alma liberta dos modos da natureza.
Os Desejos
Os desejos nunca devem estar voltados para o gozo dos sentidos. Deve-se desejar somente uma vida saudável e a autopreservação do corpo físico.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 7
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |