Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XXIII
Atualizado dia 10/21/2007 5:03:29 PM em Autoconhecimentopor Marcos Spagnuolo Souza
Deus
O Senhor Supremo é ilimitado. Somente uma alma totalmente desapegada das atividades de felicidade material merece entender o conhecimento relacionado com a transcendência de Deus. O conhecimento da auto-realização desprovido de uma concepção de Deus não possui nenhum valor. As ações que o homem pratica para a gratificação dos seus sentidos não possuem nenhuma utilidade perante Deus.
Não devemos lamentar por ninguém, pois todas as almas corporificadas estão sujeitas ao controle do Senhor Supremo. É unicamente Deus que nos une e dispersa. Assim como uma vaca, amarrada pelo nariz com uma longa corda, está condicionada, da mesma forma, os seres humanos são condicionados a obedecer às ordens do Supremo. Assim como uma criança monta e dispersa seus brinquedos de acordo com sua livre vontade, da mesma forma a vontade suprema do Senhor reúne as almas corporificadas e as separa.
O Ser Supremo, a Personalidade de Deus, é a essência de todo o conhecimento, a raiz de todos os princípios religiosos e a sabedoria dos grandes sábios.
Alma
A alma espiritual não morre, pois é eterna e inexaurível. Estando livre da contaminação material, pode ir a qualquer parte do mundo material ou espiritual. A alma em si é plena de conhecimento e inteiramente diferente do corpo material, porém como se aprisiona no mundo material ela é obrigada a aceitar corpos grosseiros e sutis criados pela energia material e, assim, se sujeita às aparentes felicidades e infelicidades.
Nascimentos
A alma corporificada possui três espécies de nascimento. O primeiro nascimento é através dos pais e chama-se nascimento através do sêmen. O nascimento seguinte ocorre quando a alma corporificada é iniciada pelo mestre espiritual. O terceiro nascimento ocorre quando a alma corporificada tem a oportunidade de adorar Deus e inteiramente livre de todos os desejos materiais, liberta-se de todas as contaminações mentais. Assim, ela pode regressar à sua morada eterna e viver sempre ao lado de Deus.
Consciência de Separação
A alma corporificada, devido à sua ligação com o mundo material, possui a ilusão da existência de separação entre ela e Deus. Assim sendo, a separatividade entre alma e Deus é devida unicamente à afeição ilusória da alma ao Universo material e a nada mais.
Corpos Grosseiros e Corpos Sutis
A alma corporificada está envolvida pelo corpo grosseiro e pelos corpos sutis que possuem memória, inteligência e ego. Depois que o corpo grosseiro se perde, o corpo sutil continua a existir para desfrutar ou sofrer. Assim não existe mudança entre o viver no corpo grosseiro ou no corpo sutil. Após abandonar o corpo grosseiro a alma continua a viver através dos corpos sutis e conforme o seu carma podem utilizar um corpo grosseiro de animal, ou o corpo de semideus, neste planeta ou em outro planeta. Assim, a alma corporificada goza dos resultados das ações de suas vidas passadas.
A alma corporificada possui corpos sutis onde é desenvolvida toda espécie de pensamento e imagens devido ao seu corpo anterior, não existindo possibilidade de inventar qualquer coisa mentalmente sem que isso tenha sido percebido no corpo anterior. É a memória que faz a alma obter determinada espécie de corpo, de acordo com o contato com a natureza material. Segundo a composição da memória de cada alma corporificada podemos saber o que ela foi na vida passada, bem como que espécie de corpo terá no futuro. Logo, é a memória que indica os corpos passados e futuros.
Às vezes, quando sonhamos, vemos algo nunca experimentado ou ouvido nesta vida, mas todos esses sonhos foram experimentados em outros tempos, em outros lugares e em outras condições. As imagens contidas nos sonhos são diferentes combinações das nossas vidas passadas.
Conforme a composição da memória nesta vida a alma é forçada a assumir outro corpo depois que abandonar o corpo grosseiro. Isso porque a memória contida nos corpos sutis é a determinante das nossas vidas futuras, pois na memória existe o registro de todos os nossos desejos. Quando a alma age no campo material está satisfazendo os desejos contidos na memória, dessa maneira a alma fica presa no universo material.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 7
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |