Ensinamentos do Srimad Bhagavatam: XXVII
Atualizado dia 10/23/2007 4:30:20 PM em Autoconhecimentopor Marcos Spagnuolo Souza
Deus
Todos os universos materiais e tudo o que existe nos universos materiais foi gerado por Deus. Ele é onipresente, sem começo e sem fim. O reino de Deus está além do universo material e destina-se especialmente àqueles que jamais renascerão. O mundo material existe somente para as almas corporificadas que possuem algum tipo de apego.
O Senhor Supremo é pura forma espiritual, transcendental a todas as qualidades materiais. Nada no mundo material possui alguma relação com Deus, sendo que Deus é totalmente diferente de tudo o que o homem pode pensar. Deus está além da percepção dos sentidos. Deus não pode ser conhecido tal como Ele é pelos nossos sentidos materiais. A Suprema Personalidade de Deus está além de todos os nossos cálculos racionais.
Os grandes pensadores podem conhecê-Lo quando se livram completamente de todos os anseios materiais, sendo que qualquer tipo de apego Deus desaparece de nossa vista e tudo fica distorcido.
Todos os diferentes tipos de meditação ou misticismo são meios para buscar a realização em Deus. Todas as austeridades têm como objetivo alcançar Deus. O cultivo do conhecimento transcendental destina-se a conseguir um vislumbre de Deus, e a salvação é entrar no reino de Deus.
Deus é o Controlador Supremo
Tudo o que existe, seja no mundo material ou no mundo espiritual, depende da Suprema Personalidade de Deus. Ele é o controlador de tudo. Deus é o controlador de todas as energias e cria o tempo eterno e cria o destino de todas as almas individuais.
Ninguém consegue esquivar-se das ordens da Suprema Personalidade de Deus, nem a pretexto de rigorosas austeridades, de uma vida dedicada à educação védica, de bravura física ou de atividade intelectual. Por ordem da Suprema Personalidade todas as entidades vivas aceitam diferentes espécies de corpos, sujeitando-se ao nascimento, à morte, às atividades, à lamentação, à ilusão, ao meio de perigos, à felicidade, à aflição. Devemos, portanto, cumprir nossos deveres da mesma maneira que os touros são movidos de acordo com a orientação de um condutor que puxa as cordas amarradas aos seus focinhos. Dependendo do contato que estabelecemos com diferentes modos da natureza material, Deus fornece-nos corpos especiais e a felicidade e infelicidade que merecemos. É nosso dever respeitarmos nossa posição estabelecida pelo Karma, e deixarmo-nos conduzir pela Suprema Personalidade de Deus, exatamente como um cego é guiado por alguém que tem o dom da visão. Até a pessoa liberada é obrigada a aceitar o corpo decorrente de seu Karma passado.
Alma
A alma individual é não nascida e após a aniquilação do corpo material a alma continua a existir. No interior de cada alma individual a Personalidade de Deus está manifesta.
A alma encarnada favorecida especialmente por Deus, por causa de sua rendição completa ao serviço do Senhor (eliminando todo tipo de apego), pode ultrapassar o oceano insuperável da ilusão e pode entender o Senhor. A alma encarnada que está apegada ao corpo, o qual ao final está destinado a ser comido por cães e chacais, não entende Deus. As almas corporificadas que não conhecem Deus são desventuradas.
Deus é totalmente misericordioso com as almas que estão comprometidas no cultivo do desapego manifestando-Se sempre quando a alma pensa Nele. O Senhor Se manifesta na forma particular que o devoto pensa que Deus possui. Deus torna-Se assim acessível ao devoto e inacessível ao não devoto.
A alma que invoca Deus no momento em que estiver se desligando do corpo material (no momento da morte) é purificado imediatamente de todos os apegos e alcança Deus.
A alma estará situada em consciência pura a partir do momento em que estiver livre do apego ao corpo grosseiro, dos corpos sutis e de todas as influências dos modos da natureza material. A alma situada na consciência pura passa a ter consciência de sua forma pura na companhia de Deus. A alma que estiver fixa em Deus jamais se apegará a nenhuma coisa e nunca será atacada pela paixão.
A Forma Humana
A forma humana de vida é muito importante, pois nesta forma pode-se atingir o verdadeiro conhecimento que é o desapego à energia material. A forma humana é uma grande dádiva porque é o barco mais adequado para se cruzar o oceano da ignorância. Nenhuma outra forma no mundo material é tão propícia para o cultivo do desapego.
Ligações ao Mundo Material
As pessoas do mundo material estão embaraçadas por todas as ansiedades devido ao apego e estão sempre com medo, além de se ocuparem com atividades inúteis, desfrutando do gozo dos sentidos por muito pouco tempo devido à mutabilidade do mundo material. Enquanto a alma condicionada pensa que o corpo está destinado ao gozo dos sentidos ela não se pode livrar do envolvimento com as energias materiais.
As almas condicionadas ocupam todos os seus sentidos em trabalho penoso e intensivo, sofrem de insônia à noite porque seus pensamentos interrompem o sono com várias especulações mentais. Durante o dia as almas encarnadas ocupam-se em atos tolos, em trabalhos sem importância e em planos de vida sem nenhuma significação.
É digna de pena a alma corporificada, pois é torturada pela fome, pela sede, pelo frio cortante, por secreções, pelas chuvas, pelos fortes desejos sexuais, pela ira infatigável e muitos outros.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 4
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |