Esperar ou esperançar?
Atualizado dia 3/2/2019 9:09:10 AM em Autoconhecimentopor Paulo Tavares de Souza
Ninguém precisa esperar nada para ser feliz, aliás, a espera nos distancia cada vez mais da felicidade.
A esperança é o tipo de palavra que sempre foi apresentada como uma coisa maravilhosa e, temos que concordar, não deixa de ser útil mantê-la em momentos difíceis. No entanto, existe uma grande diferença entre esperar e esperançar, para esclarecer melhor. Pedirei ajuda ao filósofo Mário Sérgio Cortella:
“Não confundamos esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.
A esperança, como conceito difundido nos tempos atuais, deveria ser considerada um palavrão!
Esperança não é fé, como querem nos fazer crer algumas seitas religiosas, esperança é filha da idealização. Nós idealizamos uma realidade onde seremos felizes plenamente e, nesse mundo platônico das ideias, colocamos o dinheiro, os prazeres, as pessoas ideais, os relacionamentos perfeitos, sem perceber que esse mundo não existe.
Nesse mundo não tem chuva, nem doença, nem acidentes, nem brigas, nem desafios, nada. Esse mundo é uma farsa! Enquanto nos alojamos nessa ficção, estamos desprezando a realidade.
Se existe um sétimo céu para ser alcançado, ele está aqui e agora, pois quando negamos o presente, quando fugimos da realidade, na verdade, estamos apenas adiando enfrentamentos que são necessários. Todo o desconforto que empurramos para debaixo do tapete irá permanecer lá, à espera de uma solução. Deixar de realizar as tarefas, enfrentar os obstáculos, lutar contra as dificuldades, etc., para entrar em um mundo de sonhos, esperando por dias melhores, é algo extremamente insensato.
Enquanto sonharmos com esse mundo ilusório que consideramos ideal e vivermos de esperança, estaremos negando o que somos, destruindo nossa realidade e perdendo completamente o contato com a próprio alma.
Sem nos dermos conta do tamanho desse equívoco, nós passamos a viver como escravos da própria mente, direcionados por necessidades e desejos que nos desorientam enquanto nos afastam de nossa Verdadeira Natureza.
O Universo, para nos acordar dessa ilusão, será intransigente. Iremos experimentar a dor, o sofrimento, conviver com angústias e tormentos, para voltarmos a realidade.
Só existe o aqui e agora, o resto é ilusão. Esperançar é trabalhar o dia, buscar soluções, suportar a dor, enfrentar as próprias limitações, pois só assim haverá crescimento. Isso é combater o ‘bom combate’.
Viver de expectativas, sonhar com dias melhores, agarrar-se a sonhos fantasiosos colocando todo a sua energia nessas ilusões, só irão fazê-lo sofrer frustrações, decepções, além de provocar todo tipo de ansiedade.
O mundo não irá se ajustar às suas expectativas, as pessoas não irão decorar o que você entregou a elas, nada irá funcionar de acordo com os seus desejos, isso é uma constatação. Você precisa enfrentar a realidade se quiser conquistar os seus objetivos.
É preciso ocupar-se do presente, pois o futuro não existe. O próprio Jesus nos ensinou no Sermão da Montanha que para cada dia basta o seu mal. Por que não aprendemos ainda essa lição?
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |