ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO




Autor Nivio Ramos Sales
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/11/2011 11:39:35 AM
Frei Betto postou um artigo no jornal o Dia, hoje, 11 de Dezembro de 2011 e como achei interessante peço licença ao autor para copia-lo, em parte.
"Espiritualidade e religião se complementam, mas não se confundem. A espiritualidade existe desde que o ser humano irrompeu na natureza, há mais de 200 mil anos. As religiões são recentes, não ultrapassam 8 mil anos. A religião é a institucionalização da espiritualidade, assim como a familia é do amor. Há relações amorosas sem constituirem família. Do mesmo modo, há quem cultive sua espiritualidade sem se identificar com uma religião.
As religiões, em princípio, deveriam ser fontes e expressões de espiritualidades. Nem sempre isso ocorre. Em geral, a religião se apresenta como um catálogo de regras, crenças e proibições, enquanto a espiritualidade é livre e criativa. A religião ameaça; a espiritualidade encoraja. A religião reforça o medo; a espiritualidade, a confiança. A religião traz respostas; a espiritualidade provoca perguntas.
Há fiéis que fazem de sua religião um fim e se dedicam de corpo e alma a ela. Ora, toda religião é um meio de amar o próximo, a natureza e a Deus. Uma religião que não induz à amorosidade, à compaixão, ao cuidado do meio ambiente e à alegria, é como flor de plástico, linda, mas sem vida. O desafio é reduzir a distância entre religião e espiritualidade, e precaver-se para não abraçar uma religião vazia de espiritualidade." ...









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |