Menu
Somos Todos UM - Home

Está na hora da guinada

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Bernardino Nilton Nascimento

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 08/07/2009 23:29:42


Estamos em um ritmo de vida extremamente acelerado. A nossa vida cotidiana, no trabalho, na comunidade, em casa, vem ganhando uma velocidade que mal podemos acompanhar. Viver, para muitos de nós, passou a ser uma sucessão de readaptações velozes, desenfreadas. Estamos sempre procurando manter um ritmo cadenciado para podermos conseguir fazer frente a todas as opções e demandas que a vida moderna nos impõe.

Diante de tantas expectativas que criamos, é necessário prepararmos o nosso espírito para que possamos lidar com as responsabilidades e com os desafios que nos atropelam, com mais facilidade. O sentimento que nos toma tira o nosso fôlego, nos deixando sempre às voltas com incêndios que precisam ser apagados, pois estamos sempre sujeitos a um nível de expectativas que, em sua maioria, não conseguiremos corresponder.

É hora de darmos uma guinada. Para não pagarmos com a nossa própria saúde, temos que colocar o pé no freio. Muita gente está regulando o seu freio através da meditação, da boa leitura ou até de alguma crença que lhe traga paz interior. Tenha certeza de que alguns minutos por dia de tranquilidade e recolhimento são capazes de te proporcionar muito mais qualidade de vida.

A meditação - já comprovado - produz mudanças profundas em nossa vida espiritual, mental e corporal, porque aprofunda o relaxamento e elimina a tensão. Há, porém, alterações na percepção que são ainda mais extraordinárias.

Quando livramos a mente do que é inútil, temos mais tempo e lucidez para cuidarmos daquilo que é, de fato, fundamental e permanente. Desacelerando o ritmo, o tempo nos permite criar mais, render mais e apreciar mais, dando total importância às pequenas e grandes coisas que estão acontecendo, a todo instante, ao nosso redor. Para correr, a centopéia só usa alguns pares de patas, e o corpo ondula. Quando anda devagar, seu corpo fica esticado, e ela apóia mais patas no chão ao mesmo tempo. Se ficar parada, todas as patas tocam no chão. Assim é a meditação: quando estamos meditando, todos os nossos sentidos tocam na alma. E quando colocamos nossa vida à disposição do mundo, agitado, acaba ocorrendo como as centopéias: andando rápido, porém, com os sentidos ondulados.

A minha guinada se deu quando aprendi e comecei a praticar diariamente a meditação. O tempo que levo meditando é vital para meu equilíbrio e serenidade. Ao desacelerar, mentalizar e respirar profundamente, encontro, lá dentro de mim, uma extraordinária sensação de paz.

Depois de certo tempo, aprendi a meditar caminhando, junto à natureza, pois tenho a sensação de que no meio de uma praça, na praia e ou até mesmo na calçada, onde a natureza se faz presente, com o vai e vem das pessoas, fico em comunhão profunda com a Energia Universal, com a Fonte Divina. Sinto-me mais lúcido, criativo e esperançoso de que a vida pode ser maravilhosa se conseguirmos ver de olhos fechados o que realmente pretendemos viver de coração aberto.

BNN

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 121


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa