ESTRESSE DE NATAL? POR QUE?



Autor Raul Imhof
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/18/2005 6:13:34 PM
Estamos em plena semana do Natal. Propagandas, correria às lojas, compras, preparativos para a ceia ...
O que menos lembramos é a origem do natal. Acaso não foi uma manjedoura pobre? Pobre e cercada de bichos "familiares", bichos das fazendas do tempo antigo. E no centro dessa manjedoura o que havia era uma família: o pai, José, pobre e humilde carpinteiro; Maria, a moça pobre e virtuosa e o menino recém nascido, enviado para as boas novas e as glórias do grande Pai.
Não havia estresse em nada nesse ambiente. Não havia preocupação com presentes, com amigo secreto, com ceia de natal, com a troca do carro, com os preparativos para as férias na praia... Não, não havia nada disso. Havia somente o anúncio da boa nova.
Estresse de natal? Isso não existe. É mais uma burra invenção da sociedade urbana e moderna. E começou quando apareceu a desestrutura da família. Nos tempos de nossos avós não havia estresse de natal. O estresse era correr mais rápido que o peru e jogá-lo no forno, probrezinho.
Hoje, não. Hoje, o Natal é uma celebração de hipocrisias. Não dá para aceitar que haja estresse, angústias, sofrimentos para uma festa que deve ser aguardada com o máximo da felicidade. E o que mais acaba acontecendo? Frustrações, enorme sentimento de vazio, de que somos menos felizes que os outros. E sabe porque este sentimento? Porque vivemos nos comparando aos outros, sem perceber que sempre haverá alguém acima de nós.
E nessa imensa sociedade de máscaras, o grande ato é enganar os outros e a nós mesmos.
É, infelizmente, essa a consciência de família que temos ou intuímos, por pobre que sejamos, tanto no saldo bancário, quanto no nosso modo de pensar.
Quando nos olhamos no espelho da vida interior e nos vemos frustrados por não termos a família que gostaríamos de ter, sentimos, sofremos e pensamos que isso é estresse. Não é! É infelicidade mesmo. Mas não devemos pedir felicidade ao Papai Noel, outra burra invenção de nossa sociedade de consumo. Felicidade é um presentre que Papai Noel não tem para nos trazer. E sabe porque? Ou esta felicidade está dentro de nós mesmos ou não a encontraremos em lugar nenhum.
Estresse de Natal... O que falta é amor em família. E para nos desculparmos disso culpamos as correrias de natal. Que estresse é esse?!?
Uma boa semana para todos.
Raul
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 18




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |