Menu
Somos Todos UM - Home

Expectativa, frustração e raiva: um ciclo criado por nós mesmos

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Suellen Barone

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 06/06/2016 15:46:28


Você espera algo que não vem. Que não acontece como o combinado. Combinado com quem, ora bolas? Tudo não passou de uma criação da sua cabeça. Necessidades suas não atendidas fazem nascer no seu peito uma angústia. O coração acelera, o ar parece faltar. O rosto queima e a vontade é de gritar.

Afinal, o que é a raiva?

Também conhecida como cólera, ódio ou ira, a depender da magnitude, esse sentimento intenso, que pode ser passageiro ou permanecer por mais tempo, muitas vezes resultando em algum tipo de agressão verbal, física ou psicológica, é a prova irrefutável de que você criou alguma expectativa. E frustrou-se.

E o que são expectativas, se não nós mesmos criando sonhos, inventando realidades futuras, esperando ardentemente que o outro, os outros, o mundo dance conforme a nossa música? Mas tem gente que gosta de Bossa e tem gente que ama Beyonce! Tem condições, então, de isso dar certo? Eu, roqueira, esperando que você, forró pé de serra, dance do jeitinho que eu quero e espero?

E tudo isso doi. Como doi. Ver sonhos de algodão se desfazendo no ar. Tudo era tão bonito na sua cabeça. Era o plano perfeito. Custava terem seguido o combinado? Combinado com quem, cara pálida?

Compreenda de uma vez por todas o ciclo de vida desta emoção. Todos nós temos sonhos, uns mais simples, outros mais ambiciosos. Não importa. Temos esperança de que algo aconteça no futuro da forma como queremos ou gostaríamos. É natural, é isso que nos move a correr atrás dos nossos objetivos e realizar as nossas metas. Mais do que natural, isso é saudável! É o que nos motiva a continuar vivendo.

A coisa desanda quando dentro desses nossos sonhos, nós incluímos o outro. Mas não é o incluir o problema. Fato é que nós incluímos o outro e esperamos que ele seja parte ativa da conquista deste resultado que nós e somente nós almejamos. Só que para ser personagem desta história ele precisa querer. Mas, muitas vezes, quase sempre, a gente “esquece” de perguntar se ele topa. E aí dá um problema danado, que a esta altura do texto você já deve ter percebido qual é: a frustração, aquela que origina a raiva...

Se você tem interesse em aprender mais sobre as suas emoções, após muito estudo e muita pesquisei eu selecionei as 100 melhores dicas sobre Inteligência Emocional e Neurociências e as compilei no meu e-Book '100 Neurodicas para Inteligência Emocional' que você pode comprar com poucos cliques, acessando www.neurodicas.com .

Suellen Barone
Coach de Inteligência Emocional e Relacionamentos, especialista em Neurociências e jornalista
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas
YouTube: Suellen Barone
Instagram: @Neurodicas



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa