Façamos por amor!



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 03/02/2007 02:27:53
Se a sensibilidade ecológica é manifestação de amor, a espiritualização do ser passa, necessáriamente, pelo despertar da consciência ecológica. Não temos como separar um processo do outro, pois somos natureza e sendo uma espécie inteligente integrante de um macrosistema, somos impelidos a sermos responsáveis pela nossa morada, o planeta Terra.
É a partir da consciência ecológica que evoluímos e atingimos a consciência cósmica. Algumas tribos indígenas das Américas e, posteriormente, as civilizações maia, asteca e inca que adquiriram um conhecimento mais avançado, tinham esta noção de integração do indivíduo com a natureza e a sua relação cósmica.
Com o passar dos séculos a civilização moderna perdeu o vínculo simbiótico com o cosmos e desorientou-se. Hoje, tentamos de todas as formas, através de inúmeras opções científicas, filosóficas, espiritualistas ou religiosas, resgatar algo que na verdade não sabemos bem o que seja, mas que sentimos estar latente em nós.
Esta situação de inconsciência ou latência, chama-se "resgate da nossa verdadeira essência" e está íntimamente ligada à nossa natureza hominal como mais uma espécie pertencente a grande teia da vida universal.
Ser uma pessoa espiritualizada, subtende-se como sendo um indivíduo lúcido e consciente da sua situação de inserção no universo ao qual pertence, ou seja, que tenha resgatado (tornado consciente) a sua verdadeira identidade interior.
Se somos seres criados pelo amor universal, os outros seres da natureza também foram. Esta relação simbiótica representada simbólicamente como um cordão umbilical ligado ao "útero" da mãe natureza foi o que perdemos (ou nos afastamos...) com o passar dos séculos. Hoje, como filhos que rejeitaram a mãe, tentamos entender a nossa situação no universo, e meio que como perdidos, saímos à procura de respostas que possam esclarecer as nossas dúvidas e minimizar as nossas angústias.
No entanto, o autoconhecimento do ser passa pela espiritualização, que por sua vez passa pela conscientização ecológica e a sua interligação cósmica, resgatando o que está latente e respondendo as nossas dúvidas e acalmando a pressão interna das nossas angústias.
Portanto, falar em espiritualidade é saber inserir este tema num contexto bem mais amplo do que aparentemente possa representar. Falar em espiritualidade, hoje, é possuir a visão do amor de abrangência universal que passa pela sensibilidade ecológica e pela necessária visão cósmica de sua inter-relação.
Um exemplo que pode contribuir para esta análise é o comportamento atual das mídias, pois estes poderosos meios de comunicação em massa que servem mais a interesses economicos, estão cada vez mais voltados para a divulgação de matérias que abordem a conscientização ecológica em benefício da preservação dos ambientes naturais como forma de evitar o caos que os cientistas estão prevendo, principalmente a partir da segunda metade deste século.
Se não nos conformarmos com este prognóstico estúpidamente dramático e começarmos a fazer algo por nós mesmos, ou seja, pela ecologia, creio que ainda possamos reverter este quadro de visão caótica para o futuro. Se somos seres espiritualizados e conscientes, somos naturalmente compelidos a assumirmos esta responsabilidade por intermédio de iniciativas e ações concretas combinadas com a indispensavel energia construtiva do amor.
O mínimo que fizermos irá somar-se ao mínimo que milhões fizerem, e esta soma será extremamente significativa se observarmos com o olhar de que a contabilidade final será a soma do amor universal, que embora esquecido pela maioria, permanece inerente à natureza humana.
Os grandes seres espiritualizados que por aqui passaram, deixaram em suas trajetórias de vidas, exemplos de iniciativas e ações concretas em prol dos ideais e verdades que divulgaram. Mas sempre em nome do despertar da consciência e do resgate da nossa verdadeira natureza representada pelo seu Criador. De nada adianta discursarmos sobre espiritualidade se não fizermos esse "mínimo" que cabe a cada um de nós, porque, intrínsecamente, uma coisa esta relacionada a outra. Não temos como fugir desta verdade, pois o ser inteligente que se diz espiritualizado torna-se responsável por toda forma de vida neste planeta... e nessa sintonia, por uma questão de frequência, estão todos (os seres espiritualizados e conscientes) sintonizados.
Façamos, não porque esteja em jogo a sobrevivência da nossa espécie, mas sim pelo amor abrangente que o nosso gesto possa significar!
Psicanalista Clínico de Orientação Reencarnacionista.
flaviobastos









Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |