Ferir com competência!



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/26/2013 4:42:22 PM
Ferir com competência!
Encontrei-me com uma cliente de consultoria, em sua empresa. Como de hábito, cheguei antes dela. Fui para a escrivaninha que me é reservada e preparei-me para iniciar minhas atividades. Ela chegou sorrindo, mas com um olhar triste. Cumprimentou a todos e dirigiu-se a mim. Após nos cumprimentarmos, olhou-me firmemente e disse: "Preciso resolver minha vida. Ou me torno só empresária ou vou ser apenas esposa".As lágrimas rolaram soltas. Ela estava convicta de que eu a entenderia. A outra pessoa que divide a sala conosco saiu. Alguns minutos foram necessários para que ela pudesse se acalmar e contar-me sua dor. Na noite anterior, estando entre casais amigos, comentou sobre uma situação que envolvia também seu marido e este, fazendo-se de surpreso, disse desconhecer completamente o fato. Sua primeira reação foi de espanto, pois dias antes conversaram longamente sobre a situação, mas o marido continuou insistindo e até cobrando-a por "não ter-lhe dito nada".
Que situação! Ela foi completamente exposta diante de todos e ainda chamada de mentirosa, pois a reação taxativa do marido não deixava possibilidades de esquecimento. Não parou por aí, já que o mesmo continuou a fazer uma "preleção" sobre o assunto, de forma a indicar que, se soubesse do fato, teria agido eficazmente.
Depois, já em sua casa, ele admitiu que exagerou, mas não podia deixar os amigos pensando que ele não tinha feito nada frente ao ocorrido.
Eis o ponto. Ele achou-se exposto e para se proteger não mediu conseqüências, deixando sua esposa em situação extremamente constrangedora. Baixa auto-estima leva as pessoas a se melindrarem por qualquer situação, passando então a se auto-afirmarem a qualquer preço.
A auto-afirmação ocorre sempre pelo sobrepujar-se às situações ou às pessoas. "Colocar-se sobre" algo ou alguém.
Esse tipo de comportamento ocorre em todos os níveis de relacionamento e em grande parte é intencional, pois se aproveita de uma "brecha" dada pelo outro e pronto, "puxa-se o tapete". Quando se busca a razão pela qual isso foi feito, encontram-se magoas e ressentimentos não expressos diretamente. No exemplo acima, ela demonstra em sua gestão uma ação muito mais atuante que a que ele teve enquanto estava no comando, o que o faz sentir-se diminuído.
Outro exemplo que posso citar é o de uma sobrinha que com seus já quarenta anos sente intensa admiração/inveja de sua tia, com sessenta e três anos, e em todas as oportunidades que tem, faz comentários jocosos e maliciosos, visando depreciá-la frente aos demais.
Esta imaturidade que as pessoas apresentam, pois é um comportamento tipicamente infantil, associado ao fato de vir de um adulto, o que o torna maldoso, tem norteado as relações e sido busca por sobressair-se aos demais, mas mais que isso, sobressair-se para si mesmo, pois na maioria das vezes, os "demais" não compartilham da mesma percepção que a pessoa tem de si mesma. Ou seja, os demais não julgam a pessoa em questão como menos ou como incapaz. Isso é um problema dela.
E reparem que quando percebemos que o outro está despreparado para uma situação ou mesmo não é capaz de lidar com o que surge, é porque ele próprio nos chamou a atenção para isso.
Inseguranças pessoais, baixa auto-estima, são problemas que devem ser olhados pelas pessoas que as possuem, sem distorções. Tentar disfarçar é como pôr no "auto-falante" da vida.
Devemos começar a tratar aqueles que nos rodeiam com o respeito que eles merecem e nós também merecemos. Humilhar os demais para nos sobressairmos é diminuir nosso valor. Torcidas tentam humilhar e denegrir os times adversários, sem perceberem que estão tirando o valor de suas vitórias, ou mesmo dignificando suas derrotas.
Denegrir quem está conosco é fazê-lo a nós mesmos. Quem nos vê agindo assim afasta-se rapidamente. O que dizem a respeito de pessoas assim? "Elas sabem ferir com competência!".









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |