Menu
Somos Todos UM - Home

FIRMEZA INTERIOR

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/16/2005 10:27:17 PM


A permissividade, por ser tudo possível, é o lado obscuro do comportamento humano, enquanto a rigidez é o "não mostrar-se", é o confinamento em si mesmo.

A pessoa com perfil permissivo caracteriza-se pela dificuldade e a tendência de não estabelecer limites em sua vida, fruto da carência de valores internalizados e de uma filosofia alicerçada na ilusão das aparências.

O rígido, ao contrário, estabelece severo controle em sua vida e na dos outros e caracteriza-se pela crença excessiva a valores e regras de conduta. Como diria Sigmund Freud: "É possuidor de um superego austero e controlador."

Tanto o permissivo como o rígido são extremos que se encontram em um ponto específico, a auto-punição, porque alienando-se do verdadeiro sentido da vida, o crescimento pessoal e espiritual, sob o ponto de vista psicológico fixam-se em posturas extremas e auto-destrutivas. Como a vida nesta dimensão, para cada um de nós, é a árdua luta para o encontro do ponto de equilíbrio em busca da pacificação da nossa mente e, portanto, do nosso interior mais íntimo, a alma, estabelecer este ponto equilibrado não se torna tarefa das mais simples.

Colocando-se "pesos e medidas" na balança comportamental do nosso nível existencial, a característica mais saudável da nossa personalidade é, sem sombra de dúvida, a firmeza, porque esta qualidade é a "janela aberta" que visualiza a dimensão das nossas atitudes e das atitudes do "outro".

Sem este canal de visão deixamos de garantir e de investir na nossa própria individualidade tornando-nos, desta maneira, submissos e complacentes à avassaladora onda de influências que emana dos mecanismos de ilusão da "casca" material, o Eu inferior.

A pessoa auto-centrada é aquela pessoa firme mas não autoritária. Firme no pensamento, nas atitudes, nas decisões, nos sentimentos e até na subjetiva sensibilidade. A firmeza é o exercício do (se) permitir e flexibilizar, do tolerar com margem e do estabelecer com limites. A firmeza deve fluir em forma de crescimento, ser um processo consciente e assumido, jamais algo conduzido, neurótico ou pré-determinado, porque fixação de pensamento combina mais com atitudes de rigidez perante a vida.

Ter firmeza interior, portanto, é refletir este estado de espírito na relação com educandos, estabelecendo o vínculo da confiança mútua necessária como base deste relacionamento.

Ser firme, acima de tudo, é deixar como herança o exemplo.

Psicanalista Clínico, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Terapeuta de Regressão.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa