Fracasso!



Autor Mauro Seiner
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/6/2005 5:04:57 PM
Noutro dia estava lendo um texto sobre como eram os valores da sociedade em Roma e percebi o quanto a sociedade de hoje ainda guarda valores da sociedade Romana, da época dos Imperadores.
O texto era sobre a construção do Coliseu, quando o Imperador Tito que estava para perder o domínio do seu império, teve a idéia de fazer algo para não perde-lo, pois a punição não seria a sua destituição do cargo de imperador e sim, a morte em praça pública: chamar a atenção do público colocando os prisioneiros, ou seja, seus inimigos para travarem batalhas com as feras e todo o povo ver aquele espetáculo saguinário.
Tinha até um mestre de feras que as treinava e fazia com que elas se acostumassem a comer carne humana; mas se na hora da batalha as feras não atacassem quem seria punido seria o mestre de feras, pois, alguém tinha que morrer naquele espetáculo; muitas vezes acontecia, com o grito das multidões as feras ficavam acuadas e iam se esconder dos gritos, fazendo com que o mestre de feras, pelo seu fracasso de não conseguir fazer com que as feras atacassem os inimigos do Imperador, fosse punido.
E a punição para o fracasso era a morte no Coliseu; me parece que até hoje muitas pessoas temem o fracasso, pois a nossa sociedade não entende que o fracasso é a tentativa para o acerto e eliminação da resposta que não esperamos e assim podemos modificar para fazer o melhor, para alcançarmos o resultado esperado.
Devemos modificar o nosso conceito de que fracasso é ruim, pois hoje em dia, pelo menos, não somos levados à barbárie de antigamente; sei que ainda nossa sociedade não lida bem com isso mas ao menos podemos lidar com isso para o nosso próprio bem e para darmos mais chances de alcançarmos nossos objetivos. Pois, se muitas de nossas descobertas não fossem frutos de fracassos nunca teríamos evoluído nada.
E ainda temos muito a evoluir...
Texto revisado por Cris









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Mauro Seiner Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |