Menu
Somos Todos UM - Home

GOTAS DE RAZÃO - Parte 2

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Helenilton Luiz C. de Sales (Lé de Sales)

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/19/2006 9:01:10 AM


Escândalos recentes envolvendo o partido dos trabalhadores denotam o quanto deteriorante se apresentam tais práticas. O que seria então a democracia? Teria se corrompido a tal ponto, de tornasse mais um produto de consumo e de investimento. Perdendo com isso seu verdadeiro ideal, ou seja, a liberdade irrestrita de seu povo e sua representação política exercida através do voto, para dar lugar a uma prática mercantilista e desonrosa, na medida em que desvirtua seu caráter de lisura e transparência. Terá a democracia alçado a condição de produto, onde os políticos se comportariam como empresários ao passo que o povo como consumidores ?
Quando se vive verdadeiramente uma farsa, fica difícil reconhecer dentre o emaranhado de mentiras, quais não se situam entre elas. Como pode uma sociedade dita como cristã e humanitária se permitir a tamanha enganação. Uma vez não atendidas as condições necessárias ao reconhecimento da legitimidade de um governo, esse portanto passa a ter um caráter ditatorial, pois se não foram utilizadas as armas para a tomada do poder, entendo que outras armas de caráter social se fizeram presentes na consecução de um estado, aparentemente democrático, que na realidade apresenta sua face totalitária e ilegítima. Não bastasse a utilização do caixa dois, para a efetiva eleição, usa-se uma panacéia de promessas que invariavelmente, não são realizadas. Utilizando-se da pouca formação do cidadão, bem como de seu limitado poder de crítica, se exibem verdadeiros atores do caos. Pois nada ou quase nada do que prometem nos comícios de campanha são realizados em suas candidaturas.
Deixando através de suas gestões um legado, de descaso e inércia, não atendendo se quer as necessidades básicas do povo, compromisso dos mesmos impostos pela constituição da república de 88. Mas que se uma vez sanados, comprometerá suas futuras candidaturas, pois não terão então como comprar os votos dos miseráveis. Essa relação estabelecida pelo político com o fim último de alcançar sua eleição, é conhecida por “lobes”, segmentos empresariais que financiam suas candidaturas e se enriquecem ilicitamente quando os mesmos chegam ao poder. Saliente-se que tudo isso ocorre em um país que segundo as Nações Unidas ocupa o oitavo lugar em desigualdades no mundo, 46,9 % da renda nacional concentra-se nas mãos de 10% mais ricos, já os 10% mais pobres ficam com apenas 0,7% da renda.

O CONGRESSO NACIONAL
O congresso nacional contém uma gleba diversificada de homens públicos com tendências e formações variadas, desde poetas sensíveis a assassinos inescrupulosos, todavia esses atributos de suas intimidades não é eventualmente a causa de seus flagelos, mas sim o compromisso que assumiram frente à nação que representam. Escândalos recentes evidenciam o quanto carente de ética se situam esses profissionais com tamanha responsabilidade social. A manipulação de verbas públicas e inclusão de emendas no orçamento em troca de dinheiro, o envolvimento com o narcotráfico, o que gerou a cassação de deputados e vereadores de vários estados brasileiros, dentre tantos outros episódios dantescos envolvendo a nobre classe. Certa feita um então líder sindical disse sobre os congressistas “são todos picaretas com anéis de doutores”, ironicamente quando esse líder assumiu a Presidência da República a primeira providência que tomaram foi lhe dar de presente um diploma, pois a outra condição, o mesmo já havia incorporado a sua pessoa, para que pudesse assumir o poder, acenando com um sorriso para o FMI, e deixando de lado toda a ideologia sob a qual fundou o partido, para no futuro se tornar a logomarca da corrupção, revés da tão propagada ética existente apenas nos textos dos discursos.
Não raras às vezes em que a nobre classe simplesmente não trabalha, tendo as seções quoruns baixíssimos, sendo as mesmas suspensas. È só acenar um feriado no meio da semana e ninguém aparece no Congresso Nacional para trabalhar. No que tange as questões salariais são sempre votadas com prioridades, sempre aprovadas por unanimidade. É duro admitir, mas a classe política da sociedade Brasileira, antes de tudo se tornou um verdadeiro câncer no corpo social. Aproveitam-se do pacto social, para se beneficiarem em detrimento da grande maioria da população, que sofre as consequências dessa mazela chamada classe política Brasileira, salvada as honrosas exceções.
Fácil me seria ficar na confortável condição de apenas crítico da realidade caótica, mas certo é todos sabemos o que deveria ser feito por eles. Representarem com dignidade a nação Brasileira
a partir de projetos de lei, implantando políticas públicas eficazes, elevando o cidadão Brasileiro, o promovendo a condição de gestores da transformação social, os inserindo na ordem do dia, proporcionando-lhes qualidade de vida através de salários dignos e boas condições de trabalho. Alçando-os à condição de verdadeiros cidadãos, senhores de seus destinos e construtores de uma nova ordem. Pois são eles os seus representantes legítimos têm o compromisso ético e moral de fazê-los ainda que para isso custe ir de encontro aos interesses dominantes, de cartéis, empresas e instituições financeiras. Não podemos legar o povo com tão onerosa divida, a qual não são os responsáveis. O que tem feito o Congresso é um verdadeiro crime que equiparasse ao genocídio. Todavia não ceifam as vidas, mas as aprisionam em correntes sociais fortíssimas, das quais se tornam incapazes de se verem livres.
O Povo não pode pagar exclusivamente o preço pela necessidade da estratificação social, para consecução da mais valia, tão pouco tem a classe política o direito de explorá-los indefinidamente. A razão analítico-instrumental da burguesia, não pode utilizar-se da ciência e a técnica, para criar condições subumanas de existência para a classe trabalhadora com fim último de obter maiores lucros, é preciso vê-los e senti-los como pessoas humanas, merecedoras de respeito e compreensão. Não apenas como a mão de obra qualificada ou não, de baixo custo ou não. Não é apenas a parte na produção e comercialização, é preciso concebê-los como a gênese do processo. Pois é exatamente a partir de sua atuação no mundo, que são articulados os elementos na busca pelo capital. Renega-los à condição de miseráveis do sistema, é senão uma atrocidade desmedida. O compromisso do Congresso Nacional perpassa pelo entendimento desta questão, bem como sua inserção no mundo fático. Qualquer esforço legislativo que não tenha como motricidade esse saber ético caminha em sentido contrário ao compromisso democrático. E, portanto, dilui em si mesmo o caráter político que deve compor sua estrutura. Creio não existirem novidades acerca da conduta mais adequada a um parlamentar no seu exercício profissional, a humanidade conquistou os conhecimentos necessários à promoção da igualdade social e decoro parlamentar. Ocorre que estas vastas experiências não são suficientes para promover, a mudanças que o povo anseia. é preciso admitir o caráter nefasto que o poder assumi ao impedir o desenvolvimento social e político de determinada classe. A inoperância da vontade política para dar soluções reais aos problemas sociais, é o maior indicador do quanto omisso e subliminar se constituem as algemas do poder. Condicionando
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Helenilton Luiz C. de Sales (Lé de Sales)   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa