GRATIDÃO
Atualizado dia 7/12/2009 5:08:06 PM em Autoconhecimentopor Maria Elda
Como você reage àquilo que fez parte de sua história? Àquilo que você recebeu/entrou em sua vida em determinado momento , sabe Deus por que, e depois, aparentemente, se esvaneceu como um perfume que evapora?
Texto revisado por Cris
Você tem gratidão aos que de alguma forma caminharam com você, ou guarda rancor ? É gentil na avaliação de sua própria história, ou gostaria de triturá-la até que sobrasse pó e nada mais?
Veja bem, gratidão é diferente de saudosismo. Saudosismo é apego ao passado, que não mais existe e ao qual você gostaria de retornar e considera que não há nada melhor.
Nós não somos saudosistas, mas somos gratos à vida e ao que ela nos pode conceder, muito embora, possamos considerar alguns aspectos insatisfatórios desta. Bom, nós que não somos saudosistas, entretanto, podemos ter recordações. Decididamente, não somos do tipo saudosista que considera que o passado sempre é melhor do que o presente. Quer um exemplo? Gostamos das músicas do passado, mas apreciamos, e bastante, as da atualidade.
Músicas e canções nos auxiliam a compreender e a expressar nossos sentimementos. Ajudam-nos a viajar ao futuro; também são como álbuns que nos reportam ao que já vivemos , sentimos e experimentamos. E foi isso o que sentimos ao ouvir as canções de Roberto Carlos por ocasião da comemoração dos seus 50 anos de carreira. Este cantor representa muito em nossa vida, acompanhou nossa trajetória, da infância à maturidade. Suas canções são suaves como sua voz . Inspiram o cuidado e o amor de uma forma simples, mas muito poética. O trato intelectual não é o mais relevante; fala ao coração.
Queremos agradecer muito por este legado à nossa alma, à alma de algumas gerações, inclusive à de nossos filhos, que puderam ser impregnadas por canções de amor, de fé e de cuidados. Acreditamos que isso não é pouco. Isso significa muito como herança anímica/psíquica. Achamos que Roberto intuia isso de alguma forma e, por essa razão, foi tão precavido com o que comunicava.
Por isso nossa gratidão a canções tão lindas, minha gratidão a você, Roberto . Sabemos que muitas das músicas que você e Erasmo compuseram foi à custa de dor e sofrimento, convertidas em beleza. Acredite, valeu a pena! Não é à toa que o público todo entoa a canção "Como é grande o meu amor por você". Não é à toa que esta canção ainda embala nossos corações. Parabéns a você e a todos os que têm a coragem de cantar o amor em todos os seus matizes, sem medo de serem felizes!
Sem saudosismos e com GRATIDÃO!
Mil bençãos! (EMRC)
Se há marcas na alma do povo brasileiro, uma delas chama-se Roberto Carlos. Uma marca forte e duradoura.
Conteúdo desenvolvido por: Maria Elda Psicóloga e autora do blog http://www.ramosrumoselacos.blogspot.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |