Menu
Somos Todos UM - Home

Halloween ou Beltane?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Tania Orlando

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/3/2005 11:37:08 AM


De uns tempos para cá podemos ver, espalhados pela cidade, vários pontos decorados com motivos de uma festa típica importada, o Halloween! São abóboras, caveiras, monstros, todos assombrando as pessoas no dia 31 de Outubro.

Voce sabe o que é Halloween? O que se comemora? Vou, então, compartilhar com vocês o que sei sobre esta festa.

O Halloween passou por algumas mudanças no decorrer do tempo e de acordo com a cultura do país que a reproduz. Sua origem é basicamente celta embora, creio, o conhecimento associado a ela possa remontar a 3.000 a.C. A cultura celta tinha um total de 8 festas. Em quatro delas se homenageava a Terra. Gosto de sempre ressaltar este aspecto do homem antigo ter um respeito maior pela Natureza como um todo. O respeito era tanto que prestavam várias homenagens a Ela.

Nos dias atuais costuma-se achar que eram povos primitivos e que seus rituais e homenagens não passavam de temor ignorante. Não creio nisto, com certeza. Nós é que perdemos o respeito pela casa que nos dá abrigo, nos alimenta e mata nossa sede e, ainda por cima, perdemos a conexão com os ciclos da Terra e do Universo. O prejuízo disto é visível e se manifesta em todos os nossos problemas da dita Vida Moderna!

Então, estas festas da Terra eram ligadas aos Equinócios (Primavera-Outono) e aos Solstícios (Verão-Inverno). Por exemplo: Equinócio de Outono é Mabon cujas cores são laranja, vermelho, verde e amarelo. Os símbolos de Mabon são a abóbora e a cornucópia, aquele chifre preenchido com frutas e flores símbolo da fertilidade. Então, já dá para ter uma idéia de onde vêm as cores e a abóbora do Halloween, não é?

As outras festas da Terra são Yule (Inverno), Eostre (Primavera) e Litha (Verão). Cada uma com suas cores, frutas, bebidas e comidas típicas. Eram bem festeiros! Celebravam a Vida em cada etapa repleta de significados!

E também tinham outras quatro festas que eram do Céu. No início era uma comemoração reservada aos sacerdotes, ou seja, era celebrada apenas por e entre sacerdotes. Mais tarde se estendeu e o povo passou a comemorar, também. É aí que eu penso que o conhecimento vem de muito longe já que está ligado a quatro estrelas sagradas no céu, assim consideradas desde os babilônios por volta de 3.000 a.C.

Imagine uma cruz dividindo a eclíptica ou caminho do Sol, em quatro quadrantes. Se facilitar pense na órbita da Terra em torno do Sol e nos quatro pontos correspondentes aos Equinócios e Solstícios. Assim, teremos Verão, Inverno, Outono e Primavera como pode ser visto na figura abaixo, marcando estes quatro pontos. As quatro festas do céu correspondem exatamente à posição média entre duas estações, fazendo um ângulo de 45º com as datas de cada estação do ano.



As festas sagradas do céu são:
- Beltane comemorada em 01 de Maio. A celebração do Amor.
- Lughnasadh ou Lamas comemorada em 01 de Agosto. A celebração da colheita e o casamento de Lugh e Eire. A luz e a Terra.
- Samahin ou Halloween comemorada em 31 de Outubro. A celebração da mãe Terra que abriga as sementes em seu útero e a abertura dos portais entre os mundos material e espiritual.
- Imbolc ou Candlemas comemorada em 02 de Fevereiro. Celebração do retorno da Luz, o fim das longas noites de Inverno.

A data em que a festa do céu é comemorada não corresponde à divisão exata em dois dos meses da estação porque a velocidade da Terra, nos diferentes quadrantes, também é diferente. E eles, ao que parece, sabiam disto mas eram “primitivos”.

Então, voltando ao nosso Halloween, a regência é da estrela sagrada Antares, o coração vermelho da constelação de Escorpião. Esta estrela é a guardiã do Oeste, do Outono, de um quadrante do céu. Nesta data se homenageia a mãe Terra Tailtiu que no Outono foi simbolicamente enterrada e agora a caminho do Inverno se prepara para receber, cuidar e abrigar as sementes que estão caindo e que vão florescer na Primavera. Tudo banhado pela energia de Antares.

Esta estrela também abre um portal, intensificado no dia 31 de Outubro, entre o mundo da matéria e o mundo espiritual. Neste dia podemos fazer contato com nossos ancestrais. Interessante que em algumas culturas latinas, próximo a esta data, no dia de Finados, as pessoas vão ao cemitério, levam comidas, bebidas e promovem uma verdadeira festa com seus mortos. Como se nesse dia este contato fosse permitido!

Uma das questões é que todas essas celebrações foram idealizadas para o hemisfério norte. Enquanto lá é Inverno aqui temos Verão, enquanto lá é Outono aqui é Primavera. A passagem da Primavera para o Verão é comemorada com Beltane, a celebração do Amor em todas as sua manifestações. A vida que brotou na Primavera atingirá sua plenitude no Verão. A Terra e os seres humanos estão no auge de sua capacidade de Amar e gerar novas vidas. Quem cuida dessas energias é Aldebaran, o olho vermelho do Touro, da constelação de Touro. Outra estrela sagrada. Aliás, você já pode observá-la no céu a partir das 24h00, nascendo no horizonte Leste, próxima a Órion e às Três Marias.

E agora? Você vai comemorar Halloween ou Beltane? Algumas pessoas gostam de seguir as tradições e o que consideram já um arquétipo. Outras preferem adaptar as comemorações e preferem Beltane.

De qualquer forma, faça uma escolha e comemore! Não precisa de rituais ou formalidades, basta olhar para o céu e deixar que esta energia chegue até você com a compreensão do que ela significa. Não importa se Halloween ou Beltane, sinta o pedido do seu coração. O importante é perceber os ciclos naturais da Vida, nos sintonizarmos com eles, homenagearmos céu e Terra, o Universo, pela oportunidade de Vida.

Por sinal, no dia 31 de Outubro o planeta Marte estará com sua máxima aproximação da Terra. Imagine que no início do ano ele estava a cerca de 330 milhões de quilômetros de distância e agora está a “apenas” 80 milhões de quilômetros!



Se o céu não estiver nublado reserve um tempinho e olhe para o céu. Pelos lados do Leste estará Marte, lindo em seu tom laranja avermelhado. Nas proximidades estarão Aldebaran, as Plêiades, Sirius e outros. E pelos lados do sudeste o grande navio Argos surgindo na onda do horizonte com seu brilhante capitão Canopus!

Através do site link você poderá obter mais informações de como localizar algumas destas estrelas no céu. Procure em "Céu de Outubro".

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Tania Orlando   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa