Inconsciente Coletivo



Autor Cintia Balotta
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/21/2007 11:26:17 AM
Pesquisando os sonhos de um grande número de pessoas, Jung percebeu que estas imagens não estavam só relacionadas com as vivências pessoais, mas também coletiva, que existe alguns elementos comuns a todos os sonhos, de qualquer pessoa, de diferentes épocas, idade e cultura . Pesquisou a mitologia dos povos antigos e primitivos e encontrou elementos comuns, a partir daí Jung foi elaborando seu conceito sobre arquétipos e imagem psíquicas e toda a estrutura do inconsciente coletivo. Percebeu que existia um inconsciente vasto arcaico e universal.
Jung, estudou várias culturas, principalmente a do homem primitivo, buscando a origem da psique humana. No nosso mundo atual, o que predomina é o racional, sendo que a parte instintiva do homem moderno, foi reprimida, não existindo espaço para aquilo que não se pode compreender de forma racional, mas apesar disso o homem moderno continua a ter, sua camada instintivas básica que só aparece em forma de sonhos e símbolos.
Um dos conceitos mais importante da psicologia analítica, é o conceito de inconsciente coletivo. O inconsciente coletivo é universal, contém elementos de toda humanidade, que não somos uma “tabula rasa”, mesmo o homem moderno com toda a sua racionalização, tem a herança psicológica da humanidade .Estes elementos comuns a toda humanidade são as experiências humanas em geral, como o amor, o ódio, angustias, dor, alegria, raiva, nascimento, casamento ,juventude, velhice, morte, pai ,mãe etc..









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |