Instabilidade emocional.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Salvio Antolini

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 18/09/2012 09:40:43


Instabilidade emocional!
É triste constatar e conviver com pessoas portadoras de instabilidade emocional. Seu humor varia de acordo com o que se lhe apresenta. Se o dia nasce ensolarado, o bom dia não trás recriminações. Ótimo! Será um belo dia. Se ao contrário, ao despertar vem aquela sensação de que algo não está certo, pronto, a preocupação se instala e por mais que recebam sorrisos, a inquietude interior fala mais alto, impedindo qualquer possibilidade de equilíbrio.
A pessoa conseguiu pagar aquela conta que a preocupava, que alívio! Ela relaxa, sorri e sente-se bem, conversa com os que a cercam de maneira agradável e receptiva. Quando vai mexer em suas anotações, verifica que logo estará vencendo uma outra conta e lá se foi o bom humor. Novamente torna-se irritadiça e mal humorada.
Assim como no exemplo anterior podemos colocar qualquer outra situação como por exemplo, relacionamentos ou negócios. Sim, porque esta instabilidade também se instala nas empresas. Lembrem-se de que são os seres humanos que formam o clima de uma organização. Se há uma queda nas vendas, o pessimismo toma conta, levando a decisões de cortes e retrações, mais do que de buscar novas possibilidades ou mesmo de verificação do porquê da queda. Há empresas em que seus dirigentes vão da euforia ao desencanto de um dia para o outro. Em um dia está tudo bom, consideram os funcionários motivados, em outro tudo está uma droga, os funcionários não cooperam e assim por diante. Esta oscilação de humor dos dirigentes, somada à instabilidade demonstrada pela alta gerência, leva todos a uma situação de insegurança e de muita ansiedade. O maior prejudicado, além de todas as pessoas envolvidas é o próprio resultado que se obtém, pois esta variação de comportamento e humor se reflete no desempenho de todos.
Vocês sabem que o mais difícil para essas pessoas é aceitar que são assim, instáveis? Elas negam sempre e quando a situação lhes é provada através de fatos, sempre arranjam desculpas e explicações com o intuito de abafarem o ocorrido. Já viram o exemplo de pais que em um momento permitem e riem das "diabruras" dos pequeninos e em outros momentos irritam-se e punem as crianças pelas mesmas atitudes? E as cabecinhas delas, como ficam?
Algumas pessoas sabem que mudam de estado de uma hora para outra. Tais pessoas não entendem o porquê disso, pois mudam de um comportamento alegre e prazeroso para outro, de tristeza ou mesmo irritação. Elas devem observar quais os estímulos que estão recebendo quando ocorre esta transformação, pois pode haver estímulos que, ancorados, despertam vivências anteriores das quais nem se lembram mais, mas que trazem emoções negativas anteriormente vividas. É fácil entender se nos lembrarmos das vezes que, ao ouvirmos uma determinada música, voltamos no tempo, e ainda dizemos: "Nossa, agora eu fui longe!". Revivemos um estado antigo já vivido. Brincamos que estamos nostálgicos, etc. Muito comum também é a ocorrência de reações agressivas quando alguém nos fala algo e, sem ter um porquê, grande irritação nos é despertada. Verificando mais a fundo, descobrimos que isso se deve a lembranças do passado. Pode ter sido uma palavra, uma frase ou até mesmo o tom de voz imposto.
Outro fator negativo é a relutância em aceitar as dificuldades que se possa estar passando naquele momento e a partir daí, vive-se em choque com sua própria realidade. Quando vai se soltando, sorri e encontra novamente o sabor de viver, as amizades ao redor, o relacionamento afetivo, enfim, desfruta-se alegremente dos prazeres vividos, mas assim que se recorda das dificuldades, pronto. Fecha-se no mau humor, agride-se desnecessariamente e põe a culpa no mundo pelas dificuldades enfrentadas.
Buscar o equilíbrio emocional deve ser sempre a nossa meta. Para tê-lo precisamos estar sempre conscientes do que sentimos e do que estamos fazendo. Eis que nos deparamos com a afirmação: "Conheça-se a si mesmo".



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home