Krishna - Artigo I



Autor Erick Schulz
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/06/2008 19:11:57
KRISHNA
NASCIMENTO, VIDA, DOUTRINA E MORTE DO SENHOR KRISHNA........
A figura central do Bhagavad Gita é Krishna. Os hinduístas adoram várias encarnações de Deus, como instrutores que de tempo em tempo aparecem segundo as necessidades do mundo para manter a justiça e destruir a maldade. Assim cada caminho hinduísta adora a uma destas encarnações da Divindade e Krishna é quem tem maior número de devotos, porque dizem que Ele é superior aos demais, pois enquanto encarnado possuía 50% da energia de Narayana, sendo então um Maha Avatar.
O Senhor Krishna durante toda a sua vida praticou os admiráveis ensinamentos que predicava, e assim dizia: “Conhece o segredo da vida quem em meio da maior atividade produz a mais doce paz, e é ativo em meio da mais profunda calma”.
Ensinava que para chegar à ação, é necessário a não ação e a não ação na ação; ou seja, a calma na atividade e a atividade em calma, são necessárias não apegar-se e nem identificar-se com nada externo e trabalhar sem apego ao fruto da ação, porque a aflição não provem das obras , e sim do apego ao fruto dessas mesmas ações. Assim devemos considerar o dinheiro, a fama, a família, como meios do propósito para cumprirmos nosso dever, mas não como absolutos fins da vida.
Unicamente temos que nos apegar por devoção ao Senhor. Trabalhemos pela família e amemos a ela, sacrifiquemos-nos cem vidas se necessário for, mas não nos identifiquemos com ela. A vida de Krishna foi exatamente o exemplo desses ensinamentos. Em um livro que relata a vida de Krishna nos conta com milhões de anos de Antigüidade e em algumas passagens oferece assombrosa semelhança com outros da vida de Jesus de Nazareth.
Krishna era de fina estirpe, e estava profetizado que um descendente daquela família seria rei de Madura, cujo trono ocupava o tirano Kamsa, e ao interasse de que havia nascido um filho no seio da família profetizada e não sabendo o ponto fixo de seu nascimento, ordenou a matança de todos os filhos recém-nascidos.
Quando nasceu Krishna, um ponto de luz celestial iluminou o lugar, e segundo conta a divina lenda, o recém-nascido exclamou: “SOU A LUZ DO MUNDO E NASÇO PARA O BEM DE TODOS OS HOMENS”. Os sábios afirmaram que Deus havia nascido, e foram se render á Ele, homenageando-o, como também aconteceu aos magos que adoraram o menino Jesus de Belém. Por fim venceu Krishna ao tirano Kamsa, mas não quis ocupar seu trono, porque dizia que não era deste mundo seu reino. Havia cumprido seu dever e lhe bastava seu cumprimento.
Os ensinamentos deste grande instrutor denotam que sua tônica fundamental, seu motivo condutor é a renúncia, o desapaixona mento, o desapego, mas não a indiferença, que é muito diferente e sem valor espiritual. Ensina Krishna que o genuíno amor somente é devido ao imutável Ser, ou seja, a Deus.
Não temos de cometermos enganos de colocar nosso amor, nosso afeto nas coisas mundanas e temporais, porque a inevitável queda desses afetos nos causaria aflição. Deus é o único Ser imutável, e seu amor nunca falha, porque, seja lá o que formos, ou seja, lá o que fazemos, Ele sempre nos olha com misericordioso amor, sem cólera, sem nojo, porque sabe que caminhamos para a perfeição. Já nos diz a filosofia vedantina, que o amor que a mãe reconhece em seu filho, e o amor que ela reconhece em seu marido, são simplesmente o amor de Deus refletido neles.
Tal é a persistente tônica desses ensinamentos de Krishna, que Ele comunicou ao seu povo, que quando um hinduísta faz qualquer coisa, como por exemplo, beber água, ele diz: “se há virtude nisto, que retorne ao Senhor”. O hinduísta crê firmemente em Deus, e o considera a alma de todas as almas, e como magno sacrifício lhe oferece todos os seus merecimentos ao bem da humanidade.
Por outra parte, disse Krishna: “Quem vive no meio do mundo e oferece ao Senhor suas ações, nunca se contamina com os males do mundo, assim é o homem que se mescla nas atividades do mundo, oferece ao Senhor o fruto de suas ações”.
De todos estes ensinamentos inferimos que todo dever é sagrado. Não há no mundo dever algum a que possamos em justiça qualificar de servil; todo trabalho é tão meritório como o imperador em seu trono. Os ensinamentos de Krishna são de evidente valor prático, pois nos estimulam a cumprir pacificamente nossos deveres da vida social.
VIDA DE KRISHNA
A virgem DEVAKI, irmã do tirano Kansa foi escolhida pêlos santos rishis (sábios), para ser a mulher que iria trazer ao mundo um Deva (anjo). Foi acolhida por Vasichta, guiada até Ele por Mahadéva (o grande anjo) onde foi recebida com enorme carinho, pois ela tinha deixado o mundo das misérias para viver ao lado dos santos, gloriosos com seus destinos e desejosos do caminho do céu. Eles lhe disseram: “No seio de uma mulher, o raio do esplendor divino deve receber uma forma humana” .
Os Rishis presentes, se inclinaram ante DEVAKI e Vasichta disse: “Esta será nossa mãe porque dela nascerá o Espírito que deverá nos regenerar. Viverá entre as mulheres virtuosas e os mistérios se cumpriram”.
Devaki foi então viver entre essas mulheres gloriosas, e uma delas de idade já bem avançada, lhe dava as instruções mais secretas. Vivia andando sozinha, pêlos bosques, vestida como uma rainha, e perfumada pêlos místicos aromas das flores. Sempre descansava debaixo das ramas das “árvores da vida”, sendo visitada por visões estranhas. Ouvia coros que cantavam: “Glória a tí Devaki...”. Virá coroado de luz este fluído puro emanado de sua grande alma e as estrelas palidecerão ante seu esplendor. Trarás a vida e desafiarás a morte, e Ele rejuvenescerá o sangue de todos os seres.... Virá mais doce que o mel, mais puro que a boca de uma virgem, e todos os corações se sentirão transbordados de amor.
Um dia Devaki caiu em um êxtase mais profundo. Ouviu uma música celeste, como um oceano de harpas e de vozes divinas, e de repente o céu se abriu em abismos de luz. Milhões se seres esplendidos a olhavam e em um raio deslumbrante, o sol dos Sóis, MAHADEVA, lhe apareceu em forma humana. Iluminada pelo Espírito dos Mundos perdeu o conhecimento e no ouvido da terra, em uma felicidade sem limites, concebeu ao filho divino. Quando sete luas já tinham se passado, e descritos seus círculos mágicos ao redor da selva sagrada, ela foi chamada pêlos mestres que lhe disseram: “A vontade dos Devas se cumpriu”.... Tu concebeste na pureza do coração, e no amor divino-virgem e mãe, te saudamos.... Um filho nascerá de ti que será o salvador do mundo.
Teu irmão Kansa te busca para matar o fruto que levas em teu seio. É necessário escapar à sua perseguição. Os irmãos mais velhos irão te guiar até ao pé do monte Meru. Ali darás a luz ao teu filho Divino e lhe chamarás KRISHNA, O CONSAGRADO. Que Ele ignore sua origem e tudo o mais. Não fales Dele nunca. Viva sem temor, pois velaremos sobre ti.
continua no artigo II ...









Erick Schulz - Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Emissário Instrutor da Milenar Escola Iniciática Hindu Suddha Dharma Mandalam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |